Em casa de Luís Pedro de Abreu

0 Gostou

Atingiamos o ‘pico de moda’ do programa ‘Querido Mudei a casa’ quando sugeri à minha diretora de então, na revista VIP, que lançássemos o desafio a todos os decoradores do famoso programa televisivo para que mostrassem as suas próprias casas aos leitores. Alguns aceitaram o desafio, e Luís Pedro de Abreu foi dos primeiros a ‘alinhar’. Foi, sem dúvida, uma produção divertíssima e que serviu para conhecer um bocadinho mais sobre o percurso do carismático decorador e arquiteto de interiores. Hoje apeteceu-me partilhar parte dessa entrevista convosco, apesar das imagens disponíveis não serem muitas e já terem perdido qualidade… Ainda assim, espero que gostem!

Neto, filho, irmão e sobrinho de artistas, Luís Pedro de Abreu dificilmente poderia enveredar por uma área que não tocasse as artes. O facto de ter familiares escultores, pintores, decoradores e arquitetos, influenciou-o nos seus gostos, escolhas e opções de vida. Ainda hoje continua a esbarrar diariamente com trabalhos interpretados pelo pai, Luís Filipe de Abreu, que idealizou, por exemplo, os símbolos da Galp ou do mítico leite da Ucal.

Luís Pedro é formado em arquitetura mas o seu contacto com ateliers teve início bem mais cedo. “Comecei seguramente, aos 15 anos durante as férias grandes. Ia trabalhar com os meus primos para o atelier do meu tio acabando por ser um misto de trabalho e paródia”, conta. Ao longo da sua carreira concebeu inúmeros projetos de arquitetura e decoração, mas o reconhecimento público surgiu pela sua participação no programa Querido Mudei a casa. Habituado a surpreender os candidatos com as suas propostas de renovação, desta vez o centro das atenções foi o seu próprio espaço.

Luís Pedro aceitou o desafio para mostrar a sua casa, onde, explica, a decoração foi definida a pensar em si e no filho, Sebastião. Toda a vida viveu em Alfragide e, circunstancialmente, acabou por ali ficar. “Depois de procurar uma casa antiga, para recuperar, em Lisboa, e só encontrar coisas caríssimas, optei por um apartamento”.

A casa tem um total de 160 m2 distribuídos entre um enorme hall de entrada, dois quartos, um escritório, duas casas de banho e uma cozinha. O terraço, de 11om2, tem duas pequenas salas de apoio e uma vista privilegiada. As remodelações são da sua autoria: eliminei a varanda para aumentar a sala e mudei o chão”. A divisão mais ‘vivida’ é a sala onde o branco ganha destaque. Esta é, aliás, uma particularidade do seu trabalho. “Num espaço nosso temos que sentir-nos confortáveis e, por vezes, as cores cansam”. São os laranjas e os vermelhos pontuados pelas jarras e as almofadas que dão vida à base branca.

Luis Pedro3

Luis Pedro1

Luis Pedro2

À semelhança de outros colegas seus, considera a sua casa uma obra inacabada pois tem “dificuldade em escolher seja o que for para a minha própria casa. É sempre um desastre. Andei três meses a escolher o papel de parede para o quarto do meu filho! Gosto de muitas coisas e acabo por ficar indeciso”.

Quando foi convidado para colaborar com o ‘Querido’ recusou. Só mais tarde aceitou o desafio e hoje é bastante reconhecido publicamente. “Por vezes metem-se comigo na rua. Sinto que é uma simpatia acrescida”. Todos os projetos e reações dos candidatos o marcam, mas a grande mais-valia que o programa lhe trouxe foi mesmo o enriquecimento profissional. “Fazemos milagres que nunca pensei serem possíveis em 48 horas. Tornei-me mais exigente, intolerante e perspicaz em determinados aspetos”. Garante que a boa disposição que a equipa transmite é genuína. “Damo-nos realmente bem”, conclui o arquiteto e decorador.

Fotografias: Rui Costa para Vip/Impala

Entrevista integral aqui.

Acompanhem o blogue também pelo facebook, instagram e pinterest.

3 comentários

  • Lídia Pereira caldas

    Março 01, 03 2018 03:31:53

    Boa tarde, gostaria de saber se fazem realização de projetos com o objectivo de fazer uma cozinha integrada na sala e transformar a cozinha num quarto.
    Atenciosamente,

    Lídia Caldas

  • florbela Dias

    Janeiro 28, 01 2019 11:58:38

    gostaria de arranjar a minha mini casa de banho, como fazer para me inscrever?

    • Mafalda Galamas

      Fevereiro 12, 02 2019 09:46:19

      Boa noite Florbela,
      O Decoralista não pertence ao Querido Mudei a Casa, mas sugiro que envie um e-mail para: [email protected]
      Boa sorte

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.