Vamos decorar paredes?

A proposta de hoje é relativamente fácil, divertida e de baixo custo. A sugestão passa por reutilizar pratos de loiça ou até de plástico (daqueles que usamos debaixo dos vasos). Ambos podem ser completamente transformados se os pintarmos ou com a aplicação de tecidos ou papéis de fina espessura. O modo de aplicá-los ao prato é sempre com cola branca vinílica, ou cola mod podge, (à venda nas superfícies de bricolage). Podem acreditar que o resultado serão originais conjuntos decorativos, para qualquer parede, em qualquer sala.

Ao fazer a colagem de um tecido, ou papel, num destes pratos (de louça ou de plástico) deverão dar sempre primeiro, uma demão com primário, (ou subcapa acrílico). Só assim a colagem será eficiente uma vez que os pratos de louca são vidrados e os de plástico têm o deslize  normal da mesma matéria. Efetivamente só uma boa camada de primário irá anular  este tipo de acabamento. Não se esqueçam de deixar secar bem.

Comecem agora a escolha dos tecidos, ou papéis, a aplicar e… mãos à obra! Deverão de dar sempre uma camada de cola no prato, depois aplicar o tecido e voltar a dar outra camada de cola por cima, com uma pequena trincha, e preferencialmente, não muito dura.

Se preferirem, em vez dos pratos, pode ainda, usar bases para tachos, daquelas redondas, em cortiça. Ficam giríssimas pintadas com flores bem coloridas, ou forradas com papéis e tecidos de padrões diferentes. Acreditem que é esta diferença que marca a personalidade dos objetos. Aqui, deverão utilizar tinta acrílica ou cola branca.

pratos1

Crédito da imagem: http://downandoutchic.blogspot.pt

pratos2

Crédito da imagem: http://downandoutchic.blogspot.pt

Outra ideia, igualmente gira, para decorar paredes, e relativamente fácil de concretizar são as molduras. Vazias, sem fotografias, com feitios e talhas diferentes. Isto resulta especialmente bem se, por acaso, a vossa parede estiver pintada com alguma cor contrastante. No caso de optarem por molduras com talha podem dar-lhes um ar ‘desgastado’ nas suas saliências, com a ajuda de um pedaço de lixa para madeira. Verão como ficam giras, especialmente se estiverem pintadas com cores fortes.

Para as mais ousadas, e talentosas para os trabalhos manuais, sugiro ainda que experimentem preencher o interior destas molduras, (vazias e sem fotografias), com tubos de ensaio ou copos de iogurte, adornados com flores secas. Já imaginaram? Um máximo.

As fotografias a preto e branco também costumam resultar bem. Podem ser aplicadas em telas pintadas com cores alegres, ou forradas com tecidos. O toque final é, sem dúvida, a aplicação da fotografia a preto e branco. Para esta colagem, o ideal será utilizarem a termolina leitosa, uma espécie de cola vinílica com características específicas, com a qual também poderão pincelar por cima e por baixo da fotografia.

pratos4

Crédito da imagem: http://www.veramoraes.com.

pratos3

Crédito da imagem: http://blogdareforma.files.wordpress.com

pratos5

Crédito da imagem: www.pinterest.com

Divirtam-se!

Acompanhem o blogue também pelo facebook, instagram e pinterest

Leave a Reply