Uma lasanha ou um cupcake?

Ainda não ‘testei’ mas a vontade é grande. Muito em breve, vou arregaçar as mangas e atirar-me ao forno como se fosse o chef più famoso del mondo!

Não só a lasanha vigora, desde sempre, entre os meus pratos favoritos, como adoro este formato cupcake, pequeno e delicado, que deixa de lado a (tradicional) imagem do tabuleiro que vai ao forno apresentando uma pasta pouco versátil ou glamorosa. Além do mais, sempre quero ver, afinal, onde está o segredo… na massa ou no recheio?

Se ficaram curiosos e tiverem vontade de experimentar aqui fica a receita inspirada no blogue de m.manfredini.

Ingredientes para 12 cupcakes:

250gr de carne de vaca picada

Sal e pimenta qb

24 círculos de massa para lasanha

1 chávena de queijo parmesão ralado

1 chávena de queijo mozzarella ralado

1 chávena de queijo Ricota

1chávena de molho de tomate (preferencialmente caseiro)

Manjericão qb

Como fazer:

Pré-aqueça o forno a 180º. Unte uma forma de muffins com óleo de cozinha ou com papel vegetal como na imagem. De seguida, refogue a carne previamente temperada (com sal, pimenta, alho, vinho branco, ervas aromáticas e outros ingredientes que use habitualmente). No final, escorra o líquido formado e reserve a carne.

Corte a massa própria para lasanha em círculos (cerca de 7cm de diâmetro) utilize a ajuda de um cortador de bolachas ou a parte superior de um copo.

Comece a montar a lasanha nas cavidades da forma, colocando um círculo de massa (pressionando-o em direção ao fundo), depois polvilhe um pouco de parmesão, ricota e mozzarela em cada um deles. Cubra com a carne picada e o molho de tomate.

Repita o processo das camadas (massa + parmesão + ricota + mozzarella + carne picada+ molho de tomate). No final, cubra o ‘cupcake’ com mais parmesão e mozzarella.

Leve ao forno por 20 minutos ou até que os rebordos fiquem ligeiramente tostados.

Retire e deixe arrefecer um pouco antes de ‘desenformar’, (cerca de 5 minutos). Retire e decore com manjericão.

lasanha2

NOTA: Se quiserem torná-la mais light escolham um queijo magro, insiram no meio raspas de abóbora ou beringela e já está!

Créditos: www.pinterest.com; http://marciomanfrediniblog.blogspot.pt

Acompanhem o blogue também pelo facebook, instagram e pinterest.

Leave a Reply