Sneak Peack à Impostora

0 Gostou

A semana passada partilhei convosco o facto de haver parcerias que nos levam a lugares e que permitem coisas pouco espectáveis. E que ser blogger da IOL / Media Capital valeu-me um ingresso de entrada, com direito a visita guiada (e exclusiva para o Decoralista) às instalações da Plural Entertainment, onde decorrem as gravações das novelas TVI. Ora, uma vez lá dentro, aproveitei a tour – cumé óbvio – para ver não apenas os cenários d’A Única Mulher, mas também os d’A Impostora, mesmo antes da sua estreia. A nova novela do canal aborda a defesa das mulheres pela família e, a avaliar pelos primeiros episódios, vai dar que falar.

À semelhança do que havia salientado neste post acredito profundamente que nada disto saberia ao mesmo se não fosse partilhado e por isso fiz questão de me fazer acompanhar pelo Marcelo Barbosa, fotógrafo top no que diz respeito a arquitetura e decoração (podem confirmar aqui Marcelo Barbosa Photography), e autor das fotos que ilustram o post. E, também, do Roberto Carneiro, da We Can Fly, grande amigo do Decoralista e autor de mais um curtinho teaser que podem (re)ver no final.

Como sou uma grande cusca curiosa (defeito de profissão ;)) quis saber tudo sobre os novos cenários e Catarina Amaro, decoradora responsável pelo projeto, não hesitou em partilhar tudo connosco. A Catarina estudou cenografia, figurinos e adereços na Escola Superior de Teatro e Cinema e já trabalha na empresa (na altura ainda a NBP, quem se lembra?) desde 1984 – conseguem imaginar a quantidade de históras giras que tem para contar?

IMG_2833

Ficámos a saber, na primeira conversa, que tudo começa com um estudio vazio, um briefing da história, muitas reuniões, e um orçamento para gerir. Começa também por ser um grande desafio, cheio de complexidades e muitas necessidades. “Visualmente queremos que o espectador pense que é real, há que preencher os espaços, desenhar plantas e passar depois para a fase de construção. É um projeto semelhante a um “real” embora com liberdades que outro projeto dificilmente permite. Contudo, aqui não temos um cliente, temos vários… são muitas personagens”, acrescenta a cenógrafa. Cada um tem o seu método, e a Catarina precisa de inventar uma história para cada personagem, cada família, cada casa… Depois nomeia-as: uma é a megera, outra a giraça, a boazinha, a boazona, e por ai fora…

IMG_0086

A Impostora é uma novela muito citadina. Gravada entre três Continentes decorrendo, sobretudo, entre Portugal (Lisboa e Porto) e África (Moçambique) e com vários décors característicos. “Temos, por exemplo, o loft de maestro, que é da casa da personagem do Diogo Infante, onde tudo é verdadeiro e de onde destaco o piano impactante, duas cadeiras da área e o sofá que foi reciclado. Optámos por estofá-lo em pele pois a ideia era conseguir um ar mais masculino“, esclarece Catarina.

Foi também recriado um laboratório, o ‘Champalimaud’, que foca a questão da investigação e da cirurgia, com direito a quarto de recobro e tudo. “No caso de Moçambique, temos um resort, e também o caniço (bairro pobre) com o mesmo conceito de musseque, para o qual construímos dois décors onde, na realidade, fazemos tudo lá dentro.  Fizemos uma igreja e um centro social – que é um barracão – e é muito engraçado fazer o estudo destas realidades tão diferentes. Para concretizar o núcleo de pobres do caniço reciclei bastante, em concreto com tecidos africanos que vieram mesmo de lá, precisamente para criar ambiente. (É que às vezes inventamos por não termos os mesmos materiais que existem na origem). Também reciclámos sofás que tinhamos em armazém para dar um toque anos 60, enfim, no fundo, truques para não haver uma continuidade de tons e materiais de uma novela para a outra. Do ponto de vista da cenografia é um trabalho muito interessante”, detalha a cenógrafa.

Podem agora, e através da objetiva do Marcelo Barbosa, dar uma espreitadela à casa das personagens de Eunice Munoz e Helena Isabel ou do Habemus Copos Bar. Aqui fica o sneak peak daquilo que poderá entrar pelas vossas casas nos próximos dias.

IMG_2973

IMG_0130

IMG_2981

IMG_2995

IMG_2986

IMG_2967

 Aqui fica o vídeo:

Para verem os cenários d’A Única Mulher podem espreitar aqui.

Acompanhem o blogue também pelo facebook, instagram e pinterest

Deixe uma resposta