Quem quer relaxar?

0 Gostou

Depois de um mês de dezembro tão agitado, com tanta festa, excessos alimentares, encontros e correrias …está na hora de pararmos um bocadinho para (re)carregar baterias. Por que não aproveitar o Dia de Reis para se mimar e encerrar a época festiva em grande? O  banho turco é um modo de relaxamento de músculos saudável, e com especiais beneficios se for feito depois de um treino, sabiam?

Eliana Calvo é personal trainer no Holmes Place e explica-nos não apenas os beneficios que esta forma de relaxamento tem mas, também, as precauções que devemos tomar.

 BENEFÍCIOS:

– Desintoxica o organismo, contribuindo para a redução dos sais, gorduras e toxinas. Sem esforço físico, descarrega a eletricidade do corpo e relaxa os músculos, reduzindo o stress e eliminando dores musculares;

– É indicado por médicos em casos de alergias da pele, dos pulmões, bronquites, sinusites, constipações, rinites, obesidade, reumatismo, esgotamento físico e mental, alcoolismo e tabagismo;

– Permite, pela sua própria ação, revitalizar o couro cabeludo, com melhoria das condições de oleosidade;

PRECAUÇÕES A TOMAR:

– Deverá ser seguida uma sequência de processos, como não estar inicialmente mais de 15 minutos dentro da cabina do banho turco;

– Após 15 minutos deverá sair e tomar um banho frio ao qual se seguirá outra sessão de 15 minutos;

– Quando terminado este processo descanse um pouco, para melhor usufruir do tão desejado e relaxante banho.

Outros benefícios:

Forma natural de processos de cura e desintoxicação

As temperaturas altas do banho turco (40º a 45º) induzem ao relaxamento muscular, o metabolismo funciona de uma forma mais rápida, ocorre uma vasodilatação e as batidas cardíacas aumentam. O calor gerado leva a ocorra uma febre artificial, uma reação de defesa contra bactérias e infeções.

Combate aos efeitos de uma vida stressante

Muitas pessoas levam uma vida sedentária e cheia de stress, e não tentam fazer nada para ficar e estar em forma. Juntando, eventualmente, uma dieta alimentar pouco saudável, consumos de tabaco e álcool, estão a comprometer a sua qualidade de vida. A utilização frequente do banho turco, pelos benefícios transversais que proporciona, pode ser uma forma de combater um estilo de vida que nem sempre é o mais saudável.

Tratamento corporal e higiene

A pele é o maior e mais complexo órgão do nosso corpo protegendo-nos da entrada de bactérias. A transpiração remove as impurezas e as toxinas através dos poros, ocorrendo assim, no banho turco, uma limpeza profunda da pele de dentro para fora.

Aliviar a dor

Durante o banho turco, o sangue percorre o corpo de uma forma mais acelerada transportando oxigénio para a inflamação ou edema, podendo assim reduzir a sensação de dor. Este alívio da dor pode ser encarado comum um processo de cura mais rápido e natural.

O banho turco tem, ainda, benefícios no tratamento de equizemas e acne. Liberta toxinas, nomeadamente mercúrio e zinco, através da rápida circulação do sangue.

Por, Eliana Calvo

Acompanhem o blogue também pelo facebook, instagram e pinterest.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.