Por Miguel Esteves Cardoso

0 Gostou

Há textos do caraças, e este é um deles. Uma simplicidade arrepiante sobre aqueles que mais amamos. Achei importante partilhar. Vale a pena ler e refletir.

Aprender de cor quem amamos

Comportamo-nos como se as pessoas de quem gostamos fossem durar para sempre. Em vida não fazemos nunca o esforço consciente de olhar para elas como quem se prepara para lembrá-las. Quando elas desaparecem, não temos delas a memória que nos chegue. Para as lembrar, que é como quem diz, prolongá-las. A memória é o sopro com que os mortos vivem através de nós. Devemos cuidar dela como da vida.
Devemos tentar aprender de cor quem amamos. Tentar fixar. Armazená-las para o dia em que nos fizerem falta. São pobres as maneiras que temos para o fazer, é tão fraca a memória, que todo o esforço é pouco. Guardá-las é tão difícil. Eu tenho um pequeno truque. Quando estou com quem amo, quando tenho a sorte de estar à frente de quem adivinho a saudade de nunca mais a ver, faço de conta que ela morreu, mas voltou mais um único dia, para me dar uma última oportunidade de a rever, olhar de cima a baixo, fazer as perguntas que faltou fazer, reparar em tudo o que não vi; uma última oportunidade de a resguardar e de a reter. Funciona.

Miguel Esteves Cardoso, in ‘As Minhas Aventuras na República Portuguesa’. Retirado daqui.

Acompanhem o blogue também pelo facebook, instagram e pinterest.

4 Comments

  • Neus

    March 28, 03 2014 12:00:00

    Facer conta que ele morreu ?? E impensable !!

  • Maria Cunha

    March 28, 03 2014 12:00:00

    Muito bonito e muito importante para a nossa vida, e como é fácil no dia a dia esquecermos o que é verdadeiramente importante.

  • O Meu Pé Direito/Decoralista

    March 28, 03 2014 12:00:00

    Verdade Maria Cunha! Às vezes são importantes estes ‘abanões’ para pararmos um bocadinho e pensarmos no que realmente interessa wink emoticon

  • O Meu Pé Direito/Decoralista

    March 28, 03 2014 12:00:00

    ahahah nesse aspeto é verdade Neus, eu também não consigo ir tão longe wink emoticon Mas de resto, ou de uma forma geral, o texto está muito bom smile emoticon

Deixe uma resposta