‘Pequeño pero con mucho ingenio’

Sempre achei que as casas em Espanha eram, de uma maneira geral, giras. Não apenas pela sua arquitetura mas, sobretudo, pelo cuidado que, na sua grande maioria, os proprietários têm (ou aparentam ter).

A fazer jus ao meu pensamento está este apartamento em Vigo. Não sendo bombástico é, até, relativamente pequeno, embora ideal para um jovem casal, está genial. As soluções encontradas para a otimização do espaço e funcionalidade por parte de quem lá habita são realmente de destacar. Jamais me lembraria de ‘dar vida’ a uma ‘caixa’ de madeira com três lados que fosse o elo de ligação entre a cozinha, casa de banho e lavandaria… Vamos fazer uma visita guiada?

Os proprietários começaram por esvaziar todo o interior do apartamento e remodelaram-no à sua imagem. Eliminaram o teto falso existente que escondia a estrutura original da casa: umas magníficas vigas de madeira que foram, agora, realçadas, sobretudo, estando em contraste com as paredes brancas. Um pormenor, aliás, coerente em todo o apartamento, uma vez que o próprio soalho e armários são de tons claros.

O teto em águas furtadas foi mantido (e, muito bem, uma vez que são estas pequenas opções que tornam as casa charmosas e únicas entre tantas), assim como as portadas em madeira. Foram preservadas, garantindo assim, a sua utilidade protegendo do sol ou dos barulhos vindos do exterior mas também o seu sentido estético.

A disposição das divisões foi pensada ao pormenor, e a ‘caixa’ de madeira é claramente o ponto forte da decoração. Uma opção arrojada, invulgar e ultra funcional, como perceberão mais à frente. Concentra três pontos importantes, vistos de ângulos diferentes; casa de banho de um lado, roupeiro do outro e cozinha de outro. Está absolutamente genial e muito discreto. Deixando, em simultâneo, tudo livre para circulação: sala de estar, sala de jantar, quarto e cozinha.

Principes-house-by-ua-arquitectura-for-a-young-couple-061

Principes-house-by-ua-arquitectura-for-a-young-couple-07-768x10241

Principes-house-by-ua-arquitectura-for-a-young-couple-021

Principes-house-by-ua-arquitectura-for-a-young-couple-051

Principes-house-by-ua-arquitectura-for-a-young-couple-031

Principes-house-by-ua-arquitectura-for-a-young-couple-041

Principes-house-by-ua-arquitectura-for-a-young-couple-081

Principes-house-by-ua-arquitectura-for-a-young-couple-101

Acompanhem o blogue também pelo facebook, instagram e pinterest.

3 Comments

  • Geusa Brazao

    September 13, 09 2013 12:00:00

    Adorei?fantástico

  • Mariana Luisa

    September 19, 09 2013 12:00:00

    Fantástico

  • Eliane Avila

    December 26, 12 2013 12:00:00

    Maravilhoso! Harmonia!

Leave a Reply