Paredes de Tijolos

A moda não é de agora e pelos vistos veio para ficar. Tirar partido dos tijolos numa parede lá de casa, sejam verdadeiros ou a fingir, por norma resulta em ambientes acolhedores, rústicos e cheios de personalidade.

Encontramo-los com maior facilidade em casas antigas, onde, muitas vezes, os proprietários fazem questão de “descascar” as paredes, deixando-os bem realçados, aproveitando, assim, a particularidade para criarem algo (quase) exclusivo.

Hoje existem, contudo, inúmeras possibilidades de recriar estas paredes em qualquer casa, muito além dos lofts industriais onde nos habituámos a vê-los.

Tijolos1

Tijolos2

Tijolos3

É um material que pode ser usado na própria construção da divisão, ou apenas como elemento decorativo. Naturalmente que construir com tijolos é um tipo de obra que exige conhecimento especializado, ligeiramente diferente de os utilizarmos apenas como revestimento, um processo mais fácil com toda a certeza.

Uma das formas mais imediatas de simular este resultado é através do papel de parede, desde que tenha este padrão estampado. A aplicação com cola é relativamente simples mas podem também ser encontradas soluções com papel autocolante e vinílicos. Uns ou outros são perfeitos para recriar ambientes rústicos e dar vida a paredes monótonas. Gosto especialmente de vê-los apenas numa parede, em vez de na divisão toda.

Nas casas de pavimentos e revestimentos existem à venda blocos porcelânicos, cerâmicos, ou outro material, (próprio para paredes), que ajudam a simular o efeito de uma parede de tijolo. Aqui deverão apenas ter a preocupação de comprar peças da mesma fornada para não correrem o risco de variação nas tonalidades.

Tijolos4

Tijolos5

Tijolos7

Há quem goste de vê-los “ao natural”, mantendo a sua cor original e quem goste de os pintar e lixar depois de aplicados. Existe, ainda, quem prefira deixar as juntas secas, aparentando que estão sobrepostos ou, pelo contrário, deixar as juntas cheias resultando numa parede totalmente lisa e uniforme.

Por fim, existem ainda os tijolos de vidro aplicados, geralmente, por motivos diferentes. Além da questão estética, naturalmente, estes “tijolos” que são, na realidade, quadrados transparentes, beneficiam sobretudo espaços que necessitem de rentabilizar luz natural. São extremamente versáteis, pela diversidade dos seus acabamentos e muito fáceis de limpar e manter.

Tijolos8

Tijolos9

Tijolos10

Efetivamente, são os acabamentos escolhidos pelos proprietários que tornam as casas únicas e mais, ou menos, à sua imagem.

A imaginação é o limite, embora eu prefira pensar que “não há limites para a imaginação”!

Tijolos11

Tijolos13

Tijolos12

Créditos das imagens:

  1. www.pinterest.com
  2. www.pinterest.com
  3. http://dreambookdesign.com
  4. www.pinterest.com
  5. http://www.urbanoutfitters.com
  6. http://decoholic.org
  7. http://interiorsbystudiom.com
  8. http://www.lookslikewhite.com
  9. http://www.arkpad.com.br
  10. https://www.flickr.com
  11. http://www.classyclutter.net
  12. http://thinkdecor.tumblr.com                                                                                                                                       Acompanhem o blogue também pelo facebook, instagram e Pinterest.

1 Comment

  • Eliane Considera

    October 05, 10 2017 10:40:21

    Ótimo blog. Perfeito para me dar ideias.

Leave a Reply