Nutrientes amigos dos nossos olhos

0 Gostou

Certamente que já ouviram alguém dizer: “A cenoura faz uns olhos bonitos!”. Será verdade? Descubram quais os alimentos e nutrientes que ajudam a proteger a saúde dos vossos olhos!

De facto, as cenouras contêm betacaroteno, que é convertido no organismo em vitamina A, essencial para a visão, sobretudo a visão noturna. Para além da cenoura, existem outros alimentos que contêm esta vitamina: tomate, abóbora, pimentão verde e vermelho, espinafres, fígado, gema de ovo, batata-doce, (…).

Outra vitamina importante para a visão é a vitamina E; esta desempenha uma função antioxidante, ajudando a combater a formação de radicais livres prejudiciais aos olhos e prevenindo o aparecimento de cataratas. Esta vitamina está presente em óleos vegetais, frutos oleaginosos, sementes de girassol, gema de ovo, gérmen de trigo, abacate, vegetais de folha verde, (…).

A vitamina C, tal como a E, ajuda na prevenção de cataratas, uma vez que também desempenha uma função antioxidante. Alimentos que contêm vitamina C: frutos (especialmente os citrinos), tomate, pimentão vermelho, vegetais de folha verde, batata-doce, (…).

A luteína e a zeaxantina1 ajudam na preservação da mácula ocular2 e previnem problemas de visão relacionados com a velhice. Fontes de luteína e zeaxantina: brócolos, milho, espinafres, abóbora, ervilhas, ovo, (…).

A riboflavina, também conhecida por vitamina B2, contribui para a atividade de diversas enzimas que protegem os olhos. Boas fontes de riboflavina: levedura de cerveja, leite, ovo, amêndoas, vegetais de folha verde, (…).

O ómega 3 diminui o risco de degeneração macular (patologia que pode conduzir à cegueira), protege a retina contra inflamações e melhora a lubrificação dos olhos. Alimentos ricos em ómega 3: peixes gordos (salmão, atum, sardinha, …), nozes, sementes de linhaça e de chia, (…).

Notas:

1 – A Zeaxantina e a Luteína são carotenóides presentes nas frutas e legumes amarelo-alaranjados e nos vegetais verde-escuros.

2 – A mácula ocular é um ponto ovalado de cor amarela, que se localiza junto ao centro da retina do olho.

Autoria de Adriana Ferreira, nutricionista do Holmes Place Parque das Nações.

Crédito da Imagem: www.makeup.com

Deixe uma resposta