(N)O Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel

Se o visionário português que fez da Vista Alegre pedaço essencial da história nacional ressuscitasse, certamente sentiria novo motivo de orgulho e vaidosice. José Ferreira Pinto Basto viu o seu sonho ganhar forma quando, em 1824, testemunhou a autorização do rei D. João VI, para a criação da Fábrica de Porcelana da Vista Alegre. Reza a história que assim viria a chamar-se porque quem parava para contemplar a beleza do lugar ficava com a “Vista Alegre”.

Num percurso que conheceu altos e baixos, que sofreu reestruturações diversas e que quase a celebrar dois séculos de vida, continua a impor-se com maestria num prestigiado mercado de criatividade e tradição, o Grupo Vista Alegre Atlantis – VAA – volta a surpreender no sector da hotelaria. O Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel é uma unidade de cinco estrelas que oferece aos visitantes duas áreas distintas, a do hotel (edifício novo) e a do Palácio, num total de 82 quartos. Há poucos dias tive o privilégio de integrar a press trip organizada para “apresentar” ao mundo o mais recente desafio do Grupo Visabeira  e a primeira impressão não foi nada má.

Instalada no hotel que está integrado num projeto de recuperação de todo o espaço fabril – que inclui o Palácio, a Capela de Nossa Senhora da Penha de França, o Bairro operário, o Teatro e o Museu – pude, in loco, comprovar que este vasto património histórico está vivo e presente em todo o empreendimento turístico. Como aliás, poderão comprovar pelas imagens que alterno entre as minhas e as de divulgação.

O projeto arquitetónico foi assinado pela dupla Paula Fonseca Nunes e Tiago Araújo, responsáveis habituais pela decoração das lojas Vista Alegre. Atlantis. À entrada do hotel somos, desde logo, recebidos por uma original instalação de peças de porcelana, e à medida que avançamos podemos contemplar pratos de variadas colecções expostos nas paredes. Estas, exibem, de forma discreta, minuciosas pinturas (lambrins, pássaros, borboletas… ) de autoria dos pintores da Fábrica. Isto é, dos mesmos que dão vida às loiças que enaltecem a marca. Tradição e modernidade fundem-se, assim, com grande espontaneidade.

VADestaque

12659571_10208921764106513_657084751_n

DSCF7198

_Y0A2854

_Y0A1238

_Y0A3026

214 Foi o número que me calhou em sorte, e a partir do qual tive oportunidade de desbravar caminho, percorrendo corredores, salas, salões, (re)cantos, e espaços reservados (ou não) aos utentes. A cada passada é possível encontrar exemplares de peças únicas, pintadas à mão e que testemunham o carácter da marca. Cada um dos três pisos do hotel representa uma parte do processo de produção da porcelana Vista Alegre, dos “Moldes e Formas”, ao “Piso do Branco”, culminando no “Decorado”, onde está a fabulástica suite master. Cada um tira o seu próprio partido do espólio VA, criando uma atmosfera própria.

Quarto standard onde fiquei instalada

_Y0A3099

Suite Master

_Y0A3080

DestaqueVA

DSCF7155

DSCF7158

DSCF7160

Detalhes de um dos quartos do edifício do Palácio

PowerPoint Presentation

DSCF7178

DSCF7183

Também no restaurante com vista panorâmica sobre o rio Boco e as Gafanhas, podemos beber um pouco da criatividade dos designers VA, enquanto degustamos um pouco da gastronomia regional. Ambas as piscinas, interior e exterior, são aquecidas, o SPA, Ginásio ou a sala de conferências permitem que durante a semana este seja um empreendimento corporate e ao fim de semana um hotel de família com kids club.

Restaurante

_Y0A3008

DSCF7197

Piscina exterior

_Y0A1256

Para os mais tradicionalistas, existe o Palácio onde estão reservados apenas alguns quartos, de linha mais clássica, um dos quais com janela para o interior da Capela. Acreditam?

Edifício do Palácio

_Y0A1121

DSCF7173

Capela

DSCF7189

IMG_0584

Visitar a Fábrica, ver como se faz uma baixela completa, seguir a sua cadeia de produção, atribuir rosto às mãos que pacientemente pincelam cada peça, foi parte da experiência. São eles os verdadeiros artistas que ajudam a que a portugalidade ultrapasse fronteiras. Naturalmente que a colaboração com grandes nomes internacionais, do universo do design, permitem desbravar caminho e ajudam a marcar a nova fase criativa na vida da empresa. Foi, aliás, com base nesta ótica que o Grupo criou o ID POOL, uma espécie de laboratório artístico que alberga designers estagiários vindos dos vários cantos do mundo, incentivando o intercâmbio de ideias.

A Fábrica

WV0W0385

DSCF7098

DSCF7099

DSCF7103

WV0W0784_nova

DSCF7110

DSCF7119

Conhecer o Teatro, a Capela, o Museu, as lojas ou a antiga creche (hoje reservada para programas lúdicos aos visitantes – ora atestem lá o meu jeitinho para a pintura!) são alguns dos atrativos para os que por aqui passam.

Antiga Creche

DSCF7125

DSCF7127

DSCF7129

DSCF7131

Loja

DSCF7136

DSCF7139

Em suma, um património que tem vindo a ser recuperado e que vale a pena conhecer.

Créditos das Imagens: decoralistablog e divulgação.

Acompanhem o blogue também pelo facebook, instagram e Pinterest.

Leave a Reply