Mezaninos: O que são; vantagens, cuidados a ter e muito mais!

0 Gostou

O post de hoje é dedicado àqueles que têm, ou pensam vir a ter, uma casa com o pé direito alto (ou duplo) e que desejam tirar o máximo partido deste atributo. É aqui que entram os mezaninos. Alguém quer subir?

O termo deriva do italiano e, embora existam inúmeras definições para ‘mezanino’, na realidade mais não é do que o andar intermediário entre dois pavimentos. É vulgarmente utilizado para rentabilizar melhor o espaço entre o chão e o teto quando a altura da parede é grande, (por exemplo, 4m ou 4,5m).

Para a arquiteta Eduarda Corrêa, o piso superior deve ocupar apenas uma parte da construção, “entre um terço e a metade da área do piso de baixo, e abrir-se para o piso inferior para permitir o seu acesso”, disse em entrevista ao LugarCerto.

São mais comuns em moradias do que apartamentos mas, simplesmente, porque se não cumprirem uma distância razoável – cerca de 2,10m (a altura de uma porta sensivelmente), medida mínima considerada pelos entendidos como confortável – há o risco de o mezanino, ou do espaço abaixo dele, ficar muito baixo, logo, desconfortável para os moradores.

Mas como em tudo, antes de começar a projetá-lo há que considerar alguns critérios como a ventilação; iluminação do espaço e mais importante: se a estrutura do imóvel comporta o peso da edificação de um mezanino. Para isto o melhor é mesmo falar com um arquiteto, inclusivamente para esclarecer tudo o que diz respeito aos ‘requisitos legais’.

Há ainda as questões da estética, funcionalidade e privacidade. Depois de garantir que efetivamente o acréscimo deste piso vai ser útil e que ficará bem enquadrado com o espaço envolvente, pense no acesso ao piso superior e no grau de privacidade vai necessitar. O seu objetivo é criar um quarto? Então, poderá ter de pensar em cortinados, painéis decorativos ou biombos.

Uma nota apenas: Não exagere na decoração. Cuidado com o excesso de elementos para não criar ‘ruido’ a quem vê o mezanino do ponto de vista inferior, ou seja, a quem está no andar de baixo. Equilibre o mobiliário com as opções tomadas no piso de baixo, (nem que seja apenas ao nível das cores), para criar uma certa harmonia.

Se teve em conta estes detalhes e está tudo a postos, relaxe. Usufrua da maravilhosa sensação de observar tudo de um nível mais alto, quem sabe até com uma vista magnífica!

Aqui ficam algumas ideias:

mezanino1

mezanino2

mezanino3

mezanino4

mezanino5

mezanino6

Créditos: www.pinterest.com; http://casa.abril.com.br/; www.archdaily.com; www.arthurcasas.com

Acompanhem o blogue também pelo facebook, instagram e pinterest.

5 Comments

  • Juliana Quartezan

    November 19, 11 2013 12:00:00

    muuussstttt, quero fazr um desse pra mim…

  • Patricia Freitas Dias

    February 05, 02 2014 12:00:00

    Estou interessada em comprar uma casa que ja tem dois mezaninos. o feito no quarto está mal colocado pois qdo se vai subir se bate com a cabeça no teto e a escada é muito grande….existe uma forma (não muito cara) de fazer a adequação?? um abraço Patricia

  • O Meu Pé Direito/Decoralista

    February 26, 02 2014 12:00:00

    Olá Patrícia, na realidade a sua pergunta é difícil de responder… mas pelo que me explica parece-me que o ideal seria substituir pelo menos a escada por outra adequada ao espaço/altura que existe, de forma a ficar mais curta e não baterem com a cabeça no teto. Sugiro que visite algumas lojas da especialidade (com escadas e escadas de sótãos, alçapões, etc…) pedindo orçamentos para o seu caso em concreto. Mas creio que irá sempre gastar algum dinheiro frown emoticon beijinhos*

  • Hugo

    July 03, 07 2015 12:00:00

    Bom dia estou iniciando um projeto e recebi a sugestão do engenheiro de colocar um mezanino mais não sei se é viável pois quero uma casa com espaço e cômodos grandes o mezanino não vai fazer com que eu perca espaço?

  • O Meu Pe Direito/Decoralista

    July 04, 07 2015 12:00:00

    Olá Hugo, na minha opinião o mezanino só não resultará se o pé direito (a altura) da sua divisão for baixa. Se, pelo contrário, a divisão for grande em altura, não só ganhará espaço como ficará bastante original! Eu adoro 🙂 Mas como em quase tudo, tem de ser visto caso a caso 😉

Deixe uma resposta