Mega pirosice ou puro romantismo? SHABBY CHIC, fiquem a saber o que é.

0 Gostou

Mesmo que o termo não vos diga nada ‘de caras’, o mais certo é já se terem deparado com este estilo de decoração tão característico das grandes casas de campo inglesas. É feminino, romântico, bucólico e retro. Shabby Chic significa tão simplesmente ‘chique desgastado’ e reflete-se em móveis clássicos pintados de branco ou pastel, (podem ir ao rosa velho ou verde água), mas sempre com aspeto envelhecido.

Os estampados florais dos tecidos em todos os recantos da casa, colchas, sofás e cortinados são outra das suas características. Aliás, tantas vezes é levada ao extremo que chega a doer! Como se não bastasse de floreados os adeptos deste estilo ainda gostam de colocar (mais) flores em todo o lado… Dentro dos armários de vitrinas, em jarras, bules ou à janela. A intenção é tornar os ambientes delicados e femininos, o que não é necessariamente mau. Agora, o grande segredo está em saber misturar, PARAR e encontrar o equilíbrio. Quem conseguir tudo bem, quando tal não acontece fica too much e pode ser a verdadeira tragédia!

O Shabby Chic sai relativamente barato uma vez que as peças podem ser velhas e restauradas ou adquiridas em antiquários ou feiras de rua, como a feira da ladra. Ou, ainda, nos ‘Marché aux puces’,  (como se diz em Paris), que é como quem, diz em mercados de pulgas! Bom, a verdade é que estes bazares ao ar livre são mestres em concentrar este tipo de peças, especialmente as loiças, espelhos, molduras, abajures ou candelabros.

Seguem alguns detalhes deste estilo (nascido com a americana Rachel Aswell nos anos 70) mas apenas em versão light, sim porque tudo o que for absolutamente horrível e passível de ferir suscetibilidades nesta casa não entra 😉

 shabby3

shabby2

shabby1

Mas vá, pronto, deixo-vos com um CHEIRINHO de quando a coisa é levado ao extremo e pode correr mal…BUÁÁÁÁHHHHHHH CÓRROR!

shabby

Créditos: http://weheartit.com/entry/65743087/via/pagliacciohttp://vibekedesign.blogspot.co.uk

http://wonen-con-amore.blogspot.nl; http://www.pinterest.com

 

Deixe uma resposta