Kit de boas vindas ao outono

Que ‘ele’ chegara oficialmente já sabiamos. Restava-me a esperança de que não chegasse ‘em força’, mas sim devagarinho, sem entradas de rompante ou avisos prévios. É que isto de desligar o botão ‘verão’ e entrar em modo outono não acontece de um dia para outro. Mas parece que não há nada a fazer, hoje amanheceu com chuva e o ventinho passou a ‘fresquinho’, ggrrrrr… Existem, no entanto, algumas coisas que podemos fazer para animar o dia! Não falo dos pensamentos que nos invadem o espirito com todas as coisas maravilhosas que (re)começam nesta época do ano, como as idas ao cinema; as maravilhosas tartes feitas no forno; os lanches com scones e chá de canela; os passeios ao ar livre com cheiro a terra molhada; os finais de tarde com um por do sol especialmente dourado ou noites passadas na companhia das novas temporadas de grandes séries (como o maravilhoso Downton Abbey!)… Falo, sobretudo, daquelas pequenas alterações que podemos implementar nas nossas casas para que fiquem mais acolhedoras.

Inspire-se nestas ideias e dê as boas vindas à recém-chegada estação!

1. Se estiverem dispostos a mudanças, podem sempre fazer um refresh à decoração alterando almofadas (tão importantes tal como já falámos, veja AQUI!); capas de sofás e cadeiras; lençóis, colchas e toalhas. O outono pede tecidos quentes, pesados, e cores menos berrantes e mais aconchegantes como os castanhos, laranjas, cobres, amarelos, dourados…

outono1

2. Rodeie-se de mantas, livros e cestos de lenha para a lareira, ideias para as tardes mais frias.

outono2

3. Tire partido das abóboras! Não apenas em cozinhados mas, acima de tudo, na decoração. Ficam especialmente bem pintadas e ao pé de lareiras, ou combinadas nas soluções mais inesperadas, como taças de bolo com pés, vasos, etc … Para o exterior pode sempre retirar-lhes o recheio e colocar uma vela no interior da abóbora, faz um efeito giríssimo, sobretudo, de noite!

outono3

4. Tire novas fotografias com cenários de outono e substitua as que tem nas molduras. Faça uma espécie de exposição temática intitulada: ‘O outono pelos meus olhos’!

outono4

5. Faça um arranjo de mesa com elementos alusivos ao outono: ramos de árvores com folhas, bagos, pedrinhas, pinhas, ou espigas de trigo secas, são apenas algumas sugestões.

outono7

6. Se tiver mobiliário disperso está na altura de agrupá-lo. Crie zonas mais aconchegantes, em torno da lareira, se for o caso. Os espaços demasiado amplos podem tornar-se frios, impessoais e, seguramente, pouco convidativos.

outono5

7. Não há elemento decorativo mais simples que as velas. Sou fã! E em qualquer altura do ano. Espalhe-as pela casa, agrupe-as em locais estratégicos e tire partido dos seus aromas. No outono o ‘perfume’ da baunilha, especiarias, maçã e canela ou pinheiro liga especialmente bem.

outono7

8. Uma das vantagens desta estação é o facto de o sol continuar a fazer-nos, o que significa que podemos continuar a aproveitar os espaços ao ar livre. No exterior basta colocar um tapete de sisal ou manta de retalhos no chão, munir as cadeiras e poltronas com almofadas e mantas, acender velas, lanternas e reunir os amigos!

outono8

Créditos: 

http://theglossiernerd.tumblr.com http://2.bp.blogspot.com

http://aplaceforusblog.comhttp://2.bp.blogspot.com; https://www.obaz.com/

Charlotte Andersson; mustikkamaki; www.pinterest.com;

Acompanhem o blogue também pelo facebook, instagram e pinterest.

Leave a Reply