Jardins: Tendências verão 2018

0 Gostou

Se já faz anos desde que fizeram alterações no vosso jardim, pátio ou no terraço ou se nem sequer se lembram quando foi a última vez que decoraram a varanda… Este texto do arquiteto paisagista Artur Pereira, vem mesmo a calhar.

“Tempo é sempre palavra de ordem… “Tirem um tempo” para o vosso espaço! É bom perceberem que, nos dias que correm, redecorar e jardinar ainda constituem atividades ou hobbies baratos, relaxantes e inspiradores.

Uma caixa de vinho velha, um regador cheio de ferrugem, uma gaiola que não usam há anos ou um garrafão de vidro do tempo dos vossos avós… Estão na moda! Restaurem, reinventem, recriem e arrisquem.

Entre as tendências primavera/verão de 2018 para a reformulação de espaços exteriores destacam-se floreiras de diversos tamanhos e alturas, materiais e texturas, bem como, os focos de luz a projetar certos elementos. A luz traz mistério e magia… Arrisquem e coloquem um banco de jardim ou cadeirão num local inesperado. Deixem de parte os materiais dispendiosos como alumínio, o PVC ou o vidro e apostem na madeira ou no ferro forjado.

Entre as tendências verificam-se, ainda, muros pintados com cores fortes e arrojadas, revestimentos de baixa manutenção como gravilhas e britas de tons escuros, decks ou, mesmo, a pedra seixo. Vasos pendurados ou cestos suspensos, a corda, o vime ou até os cabos de aço apresentarão resultados que vos irão surpreender.

E dentro de casa? Tragam plantas para o interior! Idealizem mini suculentas (p.ex. Aloe Vera) em pequenos vasos no aparador da sala, o verde vibrante de uma avenca (Adiantum raddianum) no hall de entrada, a paz de uma orquídea (Phalaenopsis spp) num pote alto com água no beiral da janela ou, ainda, aromáticas de baixa manutenção perto da bancada da cozinha (hortelã, alecrim ou tomilho).

No que toca à vegetação e, dependendo do efeito que se pretenda para cada espaço, a sugestão passa por espécies como o Acer, as Bétulas, o Bambu, o Teucrio, as Samambaias e as Festucas.

Inspirem-se, idealizem e…Metam mãos à obra!

Arthur Pito Pereira, Arqto. Paisagista 

facebook.com/ArqtoPaisagistaArthur/

https://www.homify.pt/profissionais/4708110/

Imagem via: emeritadesastre.blogspot.com

Deixe uma resposta