Handcrafted: Sacos de biscoitos para oferecer

Se têm um gosto especial por tudo o que é feito em casa, vão adorar este projeto!

Estes sacos de biscoitos artesanais são lindos e não requerem (quer dizer, mais ou menos) que sejam experts em costura para conseguirem fazê-los sozinhos. Coser umas linhas retas e saber manusear um ferro de engomar é tudo quanto têm de ser capaz de fazer para concluirem este desafio.

 saquinhos1 1

Vão precisar de:

Tecido (ao seu gosto)

Linhas

Cola

Paus de canela

Folhas de azevinho

Mini colheres de pau

Cordel

Etiquetas

saquinhos1

O protótipo da imagem é feito de um tecido de algodão espesso e resistente. Deverão, naturalmente, comprar um padrão ao vosso gosto, mas sempre a pensar naqueles que os vão receber.

Dois metros deverão chegar para cerca de nove sacos de biscoitos iguais a estes. Os mini sacos da imagem têm sensivelmente a largura de um pacote de farinha, pelo que, como ponto de partida, podem começar por medir um, o que deverá rondar os seis centímetros de largura e 25 de comprimento.

Se a vossa opção recair num tecido listado, aconselho que o cortem na vertical. Deem dois cortes ao alto, de ambos os lados, e costurem-nos do avesso, deixando cerca de 3 centímetros do rebordo superior aberto. Posteriormente, façam a ‘bainha’ a esta parte superior, mas mantendo-o aberto (não unindo os dois lados do tecido) para que possam encher com os biscoitos.

saquinhos2

Vamos agora tratar do acabamento do topo. Apesar de na imagem estar ligeiramente diferente, sugiro, (para quem, como eu, não domina assim tão bem a arte da costura), que simplifiquem:

Virem o saco do lado direito e façam uma dobra no topo, isto é, com a parte superior que deixou entreaberta. Juntem esses os dois lados e passem com o ferro de engomar. Se preferirem, poderão fazer mais uma ou duas dobras e voltar a passar com o ferro.

saquinhos3

O saco está quase pronto para encher e oferecer!

Faltam apenas os enfeites que podem ser cozidos (ou colados) na zona onde irão dar o nó. Uma pequena colher de pau, dois paus de canela e uma folha de azevinho são perfeitamente adequados para esta quadra.

saquinhos4

saquinhos5

Por fim, utilizem um pedaço de cordel para amarrar uma etiqueta ao saco onde poderão escrever o remetente e o destinatário.

saquinhos6

Está agora na altura de pensarem nos biscoitos que vão colocar lá dentro… Feitos por vocês, ou não, a proposta é igualmente válida e será, certamente, bem recebida!

saquinhos8

Divirtam-se e boas festas!

Ver também: Calendário do advento’

Acompanhem o blogue também pelo facebook, instagram e pinterest.

Leave a Reply