Projetos portugueses entre os melhores do mundo

0 Gostou

Archdaily, o site de arquitetura mais visitado de sempre, elege anualmente os melhores edifícios do ano, e entre os 70 finalistas selecionados para o “Archdaily Building of the Year 2014” constam onze projetos portugueses!

São um orgulho nacional por se terem destacado entre as mais de 3500 obras selecionadas do globo inteiro. As votações estão abertas até 30 de janeiro, no próprio site ArchDaily. Fiquem a saber quais os que têm assinatura portuguesa, e qual o resort que também venceu recentemente o prémio de melhor design!

Quartel de Bombeiros Voluntários de Santo Tirso, com assinatura de Álvaro Siza Vieira;

Casa das Artes de Miranda do Corvo, da FAT — Future Architecture Thinking;

– Chalet das Três Esquinas, de Tiago do Vale;

Centro Desportivo de Coimbra, de Comoco;

Residências de Alcácer do Sal, de Aires Mateus;

– Casas no Bom Sucesso, de Inês Lobo Arquitectos;

– Consexto Lab, da Consexto;

Escola Secundária de Sever do Vouga, de Pedro Domingos Arquitectos;

– Escola Braancamp Freire, da CVDB Arquitectos;

– De Lemos Guesthouse, de Carvalho Araújo;

Tree Snake Houses, de Luís Rebelo de Andrade + Tiago Rebelo de Andrade.

Recorde-se que o projeto de Luís Rebelo de Andrade e Tiago Rebelo de Andrade PEDRAS SALGADAS spa & nature park já havia recebido o prémio internacional de arquitetura ArchDaily 2012, na categoria “Hotéis e Restaurantes” e também venceu, recentemente, o prémio de resort com melhor design! Desta feita, foi a conceituada revista de viagens norte-americana Travel + Leisure que atribuiu o prémio vencedor ao empreendimento turístico português, na categoria de Best Resort dos Travel + Leisure Design Awards.

O alojamento desenhado pelo arquiteto Luís Rebelo de Andrade foi reconhecido pelas suas características inovadoras onde linhas modernas convivem harmoniosamente com a beleza natural do Parque Pedras Salgadas, pertencente ao concelho de Vila Pouca de Aguiar, entre Vila Real e Chaves.

Construído a 580 metros de altitude e num espaço arbóreo de 20 hectares, este empreendimento é comporto por Eco Houses e Tree Houses, modernas casas modulares. São duas tree-houses, suspensas entre as árvores, que se juntam agora e às 12 eco-houses, construídas em madeira e ardósia.

Por sua vez, o Spa Termal, antigo balneário termal, recuperado pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira, disponibiliza uma vasta seleção de massagens, tratamentos termais e de estética, partilhando as suas áreas com uma piscina interior com circuitos de águas, sauna e banho turco.

O Parque Termal de Pedras Salgadas, com origem na segunda metade do séc. XIX, é um dos mais belos parques do interior de Portugal. São cerca de oito quilómetros de caminhos que percorrem diversas fontes termais que contêm água com benefícios comprovados para o organismo.

Se por acaso estiver nos vossos planos passar aqui uns dias, fiquem a saber que tem um vasto leque de atividades ao ar livre, tais como, a ciclovia, que liga Pedras Salgadas a Vila Pouca de Aguiar, e circuitos de BTT identificados. Também são possíveis experiências mais radicais, como slide, rafting ou outras mais tranquilas, como visitas guiadas às Minas de Ouro Romanas, aos museus locais ou passeios pelo rio Douro!

Aqui ficam algumas imagens deste projeto inovador:

PEDRAS_SALGADAS1

PedrasSalgadas2

Pedrassalgadas3

Pedrassalgadas4

Pedrassalgadas5

Pedrassalgadas6

pedrassalgadas7

pedrassalgadas8

pedrassalgadas9

pedrassalgadas10

pedrassalgadas11

pedrassalgadas12

Créditos das imagens: Divulgação + Pinterest

Acompanhem o blogue também pelo facebook, instagram e pinterest

Deixe uma resposta