Decorar sem gastar muito? Claro que é possível!

0 Gostou

Felizmente, as lojas de decoração estão cada vez mais democratizadas, há oferta para todos os gostos e, acima de tudo, carteiras! Ter uma casa gira e personalizada está cada vez mais na moda e até os programas televisivos ajudam ao dar dicas e sugestões para que os espectadores façam o mesmo nas suas casas.

– Numa altura em que as revistas em banca (sobre decoração) estão a escassear, devido à crise no setor da imprensa, a procura de soluções via internet não para de aumentar. E é como é para isso mesmo que cá estamos… Aqui ficam algumas sugestões para (re)decorarem a casa sem ficarem depenadas! O primeiro passo é…

Sem dúvida, organizar a divisão em causa. Digamos que o design e o caos nunca se deram bem e por isso o melhor é evitar conflitos. Façam uma escolha de tudo o que realmente precisam e organizem em caixas, dentro do armário ou em prateleiras, comprem pastas de arquivo…

– Outra sugestão (que já aqui falámos) passa, inevitavelmente pelos têxteis. Cortinados, colchas, almofadas, capas de cadeiras e sofás… Ao alterar alguns destes elementos a casa ficará de imediato com outro ar. E se a palavra de ordem é ‘não gastar’ então por que não experimenta trocá-los de divisão?

– E se tiverem paciência e saúde para arrastar móveis…melhor! Mudem-nos de sitio ou até de divisão: troquem as cadeiras da sala com as de jantar, por exemplo. Não há mudança de mobiliário que não resulte. Ainda que as peças sejam as mesmas garanto-vos que será uma ‘lufada de ar fresco’. Irão ficar surpreendidas com a versatilidade das vossas peças e divisões.

– Agora experimentem com os acessórios: a jarra da sala não ficará bem no hall de entrada? De certeza que as molduras do quarto ficam perfeitas na sala. É caso para dizer: Troquem-lhes as voltas.

– Reutilizem, renovem e reciclem. Está máxima nunca esteve tão atual. Pintem os móveis, reciclem-nos. Os mesmos móveis com outra cor transformarão de imediato o resultado final de da sua decoração.

– Decorem a casa de banho. Tal como as cozinhas, os quartos de banho devem ser encarados como outra das divisões nobres da casa, com tudo o que isso implica. Não ‘depositem’ lá os objetos sem graça ao pensar que ninguém vai reparar. Substituam o set de lavatório, devidamente conjugado com o tapete, a cortina, a cadeira…

– Mudem uma parede de cada divisão: Escolham-nas estrategicamente e depois pintem-na ou coloquem papel de parede e stencils ou uma fotografia de grandes dimensões.

– Improvisem quadros: brinquem com as vossas próprias fotografias a preto e branco, sépia ou à Andy Warhol a grande maioria das lojas de fotografia disponibilizam todos estes serviços a preços razoáveis.

– Estão mesmo mesmo mesmo fartinhas do sofá e já não vão lá com novas capas? Então, mandem estofá-lo. Escolham um tecido diferente, com novas cores e texturas mas de acordo com as almofadas (que entretanto já trocou) ou com a pintura da parede.

– Adiram ao estilo minimalista. Escolham em cada divisão uma peça a destacar: um tapete, um candeeiro, um quadro, um cadeirão. Acima de tudo, não se esqueçam, a casa é vossa, transformem-na à vossa imagem…até gostar!

Acompanhem o blogue também pelo facebook, instagram e pinterest

2 Comments

  • DANIELA FORTINHO

    April 19, 04 2018 12:24:33

    Adorei o post Mafalda, sou arquiteta e cada vez mais temos que encontrar soluções onde o orçamento baixo é a premissa para a realização de um projeto. Assim fazendo um bom stimmung e com ideias baratas e criativas, conseguimos fazer espaços lindos e renovados em pouco tempo e o melhor, com pouco investimento. Outra coisa que também funciona muito é pesquisar lojas com preços “amigos” e vale até pesquisar em grupos de trocas ou vendas de segunda mão…………já encontrei alguns achados espetaculares!!!! Quadros ou posters também é um recurso que tem o poder de mudar o mood de um espaço, e não faltam lojas com ótimas opções e preços que cabem em qualquer bolso. Uma que sugiro é a http://www.arto.shop Eles colocam produtos novos quase todas as semanas e fazem entregas em 24 horas. Vale dar uma espiadela. Amei seu blog 🙂 beijinhos…..

    • Mafalda Galamas

      April 22, 04 2018 07:13:56

      Boa tarde Daniela. Ohhh muito obrigada pelas suas palavras 🙂
      Concordo consigo em tudo. Felizmente já há ótimas opções. O link que me enviou tem coisas giríssimas, obrigada!
      beijinho

Deixe uma resposta