Decorar e fotografar mesas

Disse-vos há dias que a decoradora Rita Salgueiro, da Full Ideas, e a fotógrafa Joana Machado, da Lisbon Trendy Block iam fazer um workshop sobre “Como decorar e fotografar mesas”. Como adoro estes temas fiz questão de estar presente e hoje conto-vos (quase) tudo, numa espécie de passo a passo… embora a totalidade, enfim, só estando lá!

Para inicio de conversa, começou muito bem, o local escolhido foi a Companhia do Campo, do Saldanha, que eu adoro!! Naturalmente que todos os artigos para a colocação da mesa foram cedidos pela loja o que quase serve de selo de garantia para um resultado cinco estrelas.

19624793_5StqF

Do ponto de vista decorativo, o propósito do workshop era perceber melhor tudo o que implica “pôr a mesa”, e descobrir quais as regras na colocação de centros de mesa. E como tudo em decoração, precisavamos de um tema. Este foi o ponto de partida, a primavera pareceu-nos bem apropriado! Simulámos um almoço entre familia e amigos, numa reunião com um máximo de seis pessoas. Uma toalha leve, de linho, e de tons claros serviu de base, em cima da qual disposemos uns marcadores brancos, redondos, em cerâmica.

decorarMesas1

O serviço de assinatura portuguesa, Costa Nova, era colorido, com maior enfoque para os laranjas, fazendo jus à estação do ano. Faziam lembrar a clássica técnica de tinjimento de t-shirts (que eu, pelo menos cheguei a fazer em casa, lembram-se disso?), era lindo de morrer! Os pratos centrais tiveram, propositadamente, uma cor diferente, azul, por forma a dar maior ritmo e dinamismo à mesa. Foram conjugados com copos informais e talheres da mesma marca. Inevitavelmente, entre uma coisa e outra foram abordadas as questões de etiqueta, como a ordem pela qual se devem dispor os copos, a sequência dos talheres, guardanapos, ou, por exemplo, dinâmica de servir/recolher a refeição.

decorarMesas2

decorarmesas3

decorarmesas4

Para que uma mesa possa brilhar e não se reduza a uma tábua que acolhe travessas, o ideal será termos por perto um aparador (um apoio completamente imprescindivel), para que possamos dar, então, largas à criatividade.

Os pormenores decorativos estenderam-se pelo eixo central da mesa, pelo qual foram dispostas pequenas jarras com flores laranja, algumas pinhas verdes de cerâmica, pássaros azuis, t-lights e, velas, claro! Ao centro, uma jarra ligeiramente maior – que jamais deve ultrapassar a linha do olhar – sob pena de não vermos quem está sentado à nossa frente.

decorarmesas5

decorarmesas6

decorarmesas7

decorarmesas8

decorarmesas9

decorarmesas10

Mesa posta, vamos às fotografias. Desta vez, a cargo da Joana Machado, autora, aliás, de todas as fotos que estão a ver… Com a moda dos instafoods nada faria mais sentido. A Joana ajudou-nos a perceber qual o processo criativo em fotografia, da luz ao enquadramento, que é como quem diz… sugestão dos melhores angulos, ou questões de iluminação e sombras, fizemos ainda uma primeira abordagem às questões mais técnicas como o ISO.

decorarmesas12

decorarmesas11

Resumindo, uma união muito bem conseguida que serviu de ponto de partida para um treino intensivo em casa. Venham mais 😉

Créditos das Imagens: Lisbon Trendy Block, by Joana Machado.

Acompanhem o blogue também pelo facebook, instagram e Pinterest.

Leave a Reply