Decorar a preto e branco

0 Gostou

Com o início da Primavera, e na sequência dos novos catálogos de tintas para esta época, publiquei um post sobre casas cheias de cor (aqui), das quais me estou a tornar cada vez mais adepta, devo confessar. E pareceu-me, de seguida, que também faria todo o sentido falar do outro extremo que continua a reunir admiradores em todo o mundo. Casas decoradas exclusivamente a preto e branco são um verdadeiro desafio. Depois de alguma pesquisa sobre o tema, eis as conclusões a que cheguei:

– O primeiro passo é sem dúvida decidir qual o estilo que quer para a divisão em concreto. Lá porque falamos de preto e branco não significa que se esteja automaticamente a comprometer com o minimalista e contemporâneo. Pode, simplesmente, preferir um estilo de linhas clássicas com detalhes elegantes e pormenores sofisticados.

– De seguida, há a ter em conta o tamanho da divisão, uma vez que o preto torná-la-á mais pequena, e o branco, pelo contrário, irá dar a sensação de maior amplitude.

– São várias as alternativas para ‘brincar’ com esta combinação de cores (ou, ausência de cor, no caso do preto…). Papel de parede, azulejos ou, de forma mais previsível, a mobília, são exemplos de elementos que permitem usar e abusar do preto e branco.

– Uma boa forma de contornar uma eventual monotonia pode ser conjugar peças de padrões com peças lisas. Sendo que investir em peças decorativas lisas é sempre uma boa aposta pois são facilmente ‘recambiadas’ para outra divisão quando se ‘fartar’ da decoração.

– Se a sua motivação for um espaço clean, zen, e de base branca, onde quer simplesmente pontuar com um toque de preto, só não sabe bem de que forma… pode sempre eleger um único objeto/elemento para essa cor escura. Um tapete ao centro da sala, um candeeiro, uma tela na parede ou um cadeirão podem perfeitamente criar algum dinamismo visual.

– Por outro lado, se o que gosta mesmo é de ousar… listas nas paredes, sancas ou rodapés pintados de preto são apenas algumas ideias, afinal, não há limites para a imaginação!

– Apesar de o preto e o branco serem o centro das atenções, pode sempre combinar uma terceira cor, criando, assim, um impacto maior.

– Em decorações a preto e branco deve tirar o máximo partido de materiais como o vidro, pratas ou outros metais.

– Por fim, é inevitável falar da ‘exposição’ de fotografias a preto e branco, de todos os tamanhos e formatos, em todo o tipo de molduras, das mesas às paredes. Nunca são em demasia e cabem aqui na perfeição.

Deixo-vos com algumas inspirações:

PB4

Créditos da Imagem: www.etsy.com

PB5

Créditos da Imagem: www.pinterest.com

PB6

Créditos da Imagem: http://www.sortradecor.com

PB7

Créditos da Imagem: http://www.decor4all.com

PB8

Créditos da Imagem: http://home-styling.blogspot.pt/

Fontes: http://www.bhg.com; http://www.houzz.com; www.pinterest.com; http://vidaeestilo.terra.com; http://eudecoro.com.br; http://www.blog.lolahome.com.br

Acompanhem o blogue também pelo facebook, instagram e pinterest.

2 comentários

  • Paula Esteves

    Abril 01, 04 2014 12:00:00

    Muito BOM

  • O Meu Pé Direito/Decoralista

    Abril 01, 04 2014 12:00:00

    Obrigada Paula 🙂

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.