Decorações de Natal recicladas II

Na semana passada publicámos as primeiras cinco ideias de uma seleção de 10 sugestões que podem ser executadas em casa até à grande noite do ano. Recordo que são todas baseadas no conceito do (re)aproveitamento e reciclagem de materiais; daqueles que a natureza nos dá aos objetos que deixam de ter qualquer utilidade.

As ideias são propostas por Filipa Brandão Mira, que nos explica passo a passo como concretizar cada uma delas 🙂

Inspirem-se mas, acima de tudo, divirtam-se!

PINHAS DECORATIVAS

Uma simples pinha pode ser um pormenor de grande relevo na sua decoração de Natal, como podemos perceber pela imagem de destaque. Não acredita? Pintadas com tinta acrílica ou apenas com um laçarote em tecido (nos tons de Natal) dão vida a uma noite que se pretende mágica!

Crédito: http://photolivika.livejournal.com

ÁRVORE DE NATAL COM BOTÕES

Esta ideia é especialmente dedicada às art crafters. Mas sejamos sinceras: quem é que não tem botões antigos em casa? Aproveite-os e transforme-os. Vai precisar de um cone em esferovite e muitos botões antigos e coloridos. Depois de ter o cone e de ter selecionado os botões mais originais, vá ‘pregando’/espetando cada um dos botões no cone de esferovite.

Em alternativa, se preferir, em vez de botões, pode aplicar no cone de esferovite missangas ou peças de antigos colares, pedrinhas coloridas, etc…de preferência em tons de encarnado para lembrar o natal. Neste caso, a forma de aplicar terá de ser com cola de pistola ou termofusível.

Filipa2 copy

Crédito: http://tipjunkie.com/post/make-button/

GOLDEN CHRISTMAS

Se gosta de pormenores sofisticados, com um toque de glamour, esta ideia poderá agradá-la.

Com a ajuda de tintas acrílicas, sprays e, glitters (pequeníssimos brilhantes muito usados em trabalhos de artesanato), pode transformar em poucas horas todos os seus objetos de decoração de natal. É a forma perfeita de lhes fazer um refresh naquilo que já tem há anos!

As pinhas, por exemplo, são facilmente transformadas com uma pintura em tintas acrílica dourada. Ou, se preferir, com uma latas de spray,(neste caso deverá usar uma máscara para se proteger). Se o objetivo for torná-las cintilantes, aplique por cima alguns gliters , ficam giríssimos aplicados sobre tinta dourada.

Filipa3 copy

Crédito: www.pinterest.com

CENTRO DE MESA PARA A CEIA DE NATAL

A toalha de mesa é de serapilheira e nela foram cosidas algumas tiras de tecido de damasco encarnado, de forma alternada, o que permite o resultado em listas. Para os castiçais pode utilizar formas de bolo já antigas, enchidas com musgo e bolas de natal, vermelhas. A pinha é um apontamento que alegra sempre a mesa e, neste caso, foi pintada de branco. A base onde assenta o menino Jesus é de madeira e pode ser uma daquelas vulgarmente utilizada para pousar os tachos quentes. Foi depois enfeitada com caricas de sumo recicladas e pintadas com tinta branca e vermelha, (os tons da mesa). Têm ainda inscrita a frase: ‘Be Happy’!

Filipa5 copy

Foto/Crédito: FBM

COROA DE NATAL

Ter uma coroa de natal personalizada é mais fácil do que pode imaginar. O imprescindível são os ramos de árvores apanhados do chão e a hera, igualmente fácil de encontrar junto das árvores. Estes ramos são bons por não se quebrarem com facilidade, além de serem extremamente maleáveis, permitindo-nos dar inúmeras voltas até obtermos o formato de coroa que queremos.

Concluída a primeira parte, a base da sua coroa, bastará agora decorá-la com enfeites natalícios: bolinhas encarnadas ou um laçarote em serapilheira são apenas algumas ideias. Tudo soluções acessíveis, ecológicas e recicláveis!

Filipa4 copy

Crédito: http://indulgy.com

Acompanhem o blogue também pelo facebook, instagram e pinterest

Leave a Reply