Decorações de Natal recicladas 1

Há uma nova cronista in the house e a escolha não poderia ter sido mais acertada! Se gostam de tudo o que diz respeito a reciclagem e ao (tão na moda) ‘do it yourself’, vão adorar as ideias da Filipa Brandão Mira para por em prática já neste Natal.

Fizemos uma seleção de 10 sugestões que podem ser executadas em casa até à grande noite do ano. Todas baseadas no conceito do (re)aproveitamento e reciclagem de materiais; daqueles que a natureza nos dá aos objetos que deixam de ter qualquer utilidade.

Não percam nada do passo a passo que se segue e ficam já avisados de que para a semana há mais!

Por, Filipa Brandão Mira

ÁRVORE DE NATAL COM PAPEL RECICLADO

A ideia representada pela imagem na destaque é especialmente gira para fazer com crianças. Antes de mais, vai apenas necessitar de alguns cones de cartão, ou esferovite, (existem disponíveis em lojas de bricolage ou de artes manuais). Assim como, papel de revistas ou jornais, quanto mais alegres e coloridos forem os padrões mais divertido fica o resultado final. Depois de ter o cone consigo, pode começar por recortar as folhas de papel num formato idêntico ao da imagem, com a terminação ligeiramente em bico. Agora, basta ir colando um a um, (com cola UHU), de baixo para cima.

Crédito imagem: http://somedaycrafts.blogspot.pt/search/label/scarf

CASTIÇAIS DE MADEIRA

Castiçais especificamente para o Natal, feitos a partir de troncos de árvores são mais uma ideia ecológica e relativamente fácil de executar.

O ideal será, naturalmente, aproveitar a madeira de árvores e troncos já caídos. A partir daí pode (ou pedir ajuda a alguém que tenha as ferramentas indicadas) para cortar pequenos buracos nessa madeira em bruto, de forma a conseguir embutir lá dentro as velas desejadas. O tamanho dos buracos dependerá, naturalmente, da dimensão das velas que escolher. O resultado final lindo, pode acreditar!

Filipa2

Crédito imagem: http://diy.allwomenstalk.com

BOLAS DE NATAL A PARTIR DE CD’S

Este é um verdadeiro desafio. Forrar bolas de natal antigas com os cd’s que já não ouve pode revelar-se uma tarefa mesmo divertida. Comece por recortar os cd’s em pequenos pedaços e depois cole-os na bola com cola de contacto, de forma aleatória. O resultado será uma bola de natal espelhada, cheia de brilho!

Filipa3

Crédito imagem: www.pinterest.com

CENTRO DE MESA PARA A CEIA DE NATAL

Para fazer este projeto necessitará de recolher no campo algumas folhas e ramos de pinheiro e cinco pinhas já caídas. Também vai precisar de cinco esfregões palha-de-aço (redondos); velas encarnadas de tamanho médio; paus de canela; esferovite; barras de cola termofusível ou cola de pistola quente, tinta acrílica e um menino Jesus.

Comece por estender na mesa algumas das folhas de pinheiro. Trate agora do esferovite: O menino Jesus assentará nesta base em esferovite em formato de coração (ver imagem), rodeado por algumas pinhas ‘desmembradas’, isto é, às quais retirei cada uma desta espécie de ‘pétalas’, que serão depois coladas ao esferovite com cola de contacto. De seguida, pinte-as com tinta dourada acrílica.

Por sua vez, os esfregões de aço serão necessários para recriar a base de uns castiçais de pinhas. Para este objeto foi utilizada tinta acrílica encarnada e branca mas o tom fica ao seu critério. Nas velas, da sua cor favorita, pode ainda fazer um laçarote bonito, encarnado ou dourado e vai ver como o resultado fica lindo e cheiroso!

Filipa5

Crédito imagem: FBM

COROA FEITA COM BOLAS DE NATAL

O primeiro passo é arranjar um pedaço de cartão, ou esferovite rijo, que possa recortar de forma circular, isto é, com a forma com que irá ficar a coroa de Natal. Nota: Uma esponja verde circular daquelas que se vende nas floristas também serve para o efeito.

De seguida, arrisco dizer que o segredo do resultado final está na colagem, pois a ideia é colar as bolas totalmente juntas umas às outras. Para esta tarefa pode utilizar uma cola de aplicação com pistola ou cola termofusível.

Filipa4

Crédito imagem: http://www.exoticexcess.com

Acompanhem o blogue também pelo facebook, instagram e pinterest

Leave a Reply