De Estoril a… ‘Portugal Open’

Texto de autoria de José Mário Silva

De 27 de Abril a 5 de Maio, Lisboa vai estar em festa com a realização da 1ª edição do ‘Portugal Open’. Evento que veio substituir o antigo Estoril Open, prova do circuito mundial de ténis profissional (ATP) que somou 23 memoráveis edições.

Este acontecimento é o evento mais importante desta modalidade, jogado em terras lusas. Atrai, por isso, gente dos vários quadrantes sociais, na sua maioria adeptos do ténis e que acabam por dividir o tempo entre ‘olhar para os courts’ e ‘observar a tenda vip’.

Esta etapa do circuito mundial jogada nos courts de terra batida do Jamor é, habitualmente, muito bem organizada e apresenta todas as condições para receber os melhores atletas do mundo. Não é por acaso que ao longo das várias temporadas já passaram pelo Jamor nomes como Roger Federer, Novak Djokovic ou Rafael Nadal.

Este ano, os nomes mais sonantes são Juan Martin Del Potro (argentino), atual detentor do título e nº 7 mundial; Juan Monaco (argentino) nº 14 e Stanislas Wawrinka (Suiço) nº 17. No feminino serão Marion Bartoli (francesa),nº 11 do mundo; Roberta Vinci (italiana) nº 15 e Carla Suarez Navarro (espanhola) nº 21.

É sempre uma semana muito bem passada para todos os que têm a oportunidade de assistir; há ‘gente gira’ por todo o lado; pode-se almoçar tranquilamente; ver bons jogos; levar a família ou amigos e desfrutar de toda aquela envolvência.

Esperemos que nesta edição os jogadores portugueses tenham uma boa participação, tal como Frederico Gil já teve no passado, chegando a atingir a final, e marcando até hoje a melhor performance de um atleta português nesta prova.

Este é também um evento social por natureza. Diria mesmo uma feira de vaidades, onde os supostos vips adoram aparecer e marcar presença em mais um acontecimento nacional mediático.

Pena é que o ténis português não fique mais fortalecido com uma prova desta calibre. Precisamos de mais provas internacionais adequadas ao nível dos nossos atletas para que os jogadores não necessitem de sair tanto para lá das nossas fronteiras pela necessidade de amealhar pontos para o ranking, gastando, com isso, tanto dinheiro.

Esta semana lançei um passatempo cujo vencedor pôde ganhar dois bilhetes para domingo, dia 28 de Abril, com direito ao acesso à tenda Vip. Será, portanto, um ‘dois em um’: Um momento de convívio e uma oportunidade para apreciar um dos circuitos mais competitivos e bem organizados do mundo.

Aproveito também para agradecer a todos os que participaram neste desafio e desejar que, ainda que não tenham vencido o passatempo, não deixem de passar pelo Estádio Nacional para marcar a sua presença e motivar os jogadores em campo.

JMS

SE GOSTARAM DESTA CRÓNICA, LEIAM TMBÉM: ‘Duas modalidades. Duas vitórias. 11 Milhões orgulhosos’

Acompanhem o blogue também pelo facebook, instagram e pinterest.

Leave a Reply