Curso de Design de Interiores: Aí vou eu!

0 Gostou

É verdade. Ou, meia verdade, vá… na realidade não vou, já fui, já comecei e estou a adorar! Não é novidade para quem acompanha o blogue que, de uma forma, ou de outra, a decoração e o design de interiores fazem parte da minha vida. Gosto de contar que desde miúda me fascina passear e olhar para as casas imaginando quem ali vive, como vive e de que forma concebeu aquele espaço. De tentar descobrir qual o ponto de partida para que aquela pessoa fizesse daquele (re)canto um lugar à sua medida. E, sobretudo, pensar que opções eu teria tomado se aquela fosse ‘a minha casa’. Por voltas da vida, não segui este percurso, embora (e ironicamente) me tenha vindo a cruzar, profissionalmente, com esta área. Talvez por isso considere pertinente especializar-me cada vez mais, aumentando a minha credibilidade ao escrever sobre o assunto. Ao longo dos anos tive a oportunidade de entrevistar arquitetos, designers, decoradores… E não é que há mesmo belos (re)encontros quando menos esperamos?

Há alguns anos (oito ou nove??) entrevistei a arquiteta Ana Proença (consegui recuperar os recortes dessa entrevista para que possam ter uma ideia, já que infelizmente não deverá dar para ler). Curiosamente foi a primeira vez que a profissional mostrou o seu espaço à imprensa e, recordo-me de termos terminamos a produção a comer bolos e beber chá na sala que veem abaixo… Amorosa, mesmo!

ana1

ana3

Mas isto para falar nos (re)encontros, lembram-se? Pois bem, decidida a recuperar o que não conseguir fazer no passado, e considerando que os workshops que tenho feito na área são insuficientes, inscrevi-me num Curso de Design de Interiores. Depois de alguma pesquisa pela oferta que há, especialmente em horário pós-laboral – o único possível para mim – optei por inscrever-me no Curso da Escola de Moda de Lisboa – EPMagestil. Foi aqui que reencontrei a Ana Proença, coordenadora do mesmo!

O programa tem por objetivo dar-nos a conhecer as ferramentas e fundamentos básicos necessários ao desempenho de uma futura carreira na área do design e decoração de interiores. A ideia é estarmos aptos a explorar o nosso lado mais criativo, aliado à técnica, de forma a encontrarmos soluções adequadas em cada desafio. É uma espécie de aproximação ao espírito desta profissão que, naturalmente, exige que se tenha conhecimentos teóricos e, só adquirível através de ferramentas e instrumentos próprios, bem como, de um adequado processo projetual. O grande objetivo é sair de lá capacitada para criar, desenvolver e comunicar projetos de design de interiores e decoração de forma inovadora, criativa e eficaz.

A Ana Proença estruturou o curso de forma a que, juntamente com a arquiteta Célia Mestre – ambas do atelier de Arquitetura & Design de Interiores Spacemakers – abordem, por módulos, a Introdução ao Design de Interiores e Decoração; Estilos de Design; Metodologia  Projetual, O Cliente-alvo e a Gestão de Projeto; A Cor, Luz e Textura; Organização Espacial; Técnicas de representação gráfica e comunicação do Projeto e, claro, a visita a um showroom profissional, bem como, o derradeiro Projeto Final!

Está desenhado para todos os que procuram iniciar uma carreira nesta área, mas também para empreendedores ou colaboradores de empresas da área ou áreas de atuação complementares, ou simplesmente, para os interessados em desenvolver os seus conhecimentos e técnicas no domínio do Design de Interiores e Decoração.

Devo dizer-vos que já comecei e o entusiasmo é cada vez maior. Nunca se sabe o que o futuro nos reserva mas o melhor é estarmos o mais bem preparados possível. Se estiverem igualmente interessados, já sabem onde é… podem sempre dizer que vão da minha parte =  )

Créditos das imagens: http://www.interiordesign.net; revista Vip/Impala.

Acompanhem o blogue também pelo facebook, instagram e Pinterest

5 Comments

  • Micheline

    March 23, 03 2018 10:10:21

    Olá,gostaria de receber mais informações sobre o curso de decoração de interiores

  • Daisy odonnell

    July 05, 07 2018 08:49:25

    Porfavor informacoes sobre o curso de design de interiores obrigada

  • Paula Bernardo

    January 09, 01 2019 11:00:36

    Boa noite
    Gostaria de obter informações sobre o curso , desde horários, pagamentos e possibilidade de estágio ou saída profissional.
    Esta questão prende-se com a opção de mudança profissional, querendo ter conhecimentos para puder exercer nesta área que gosto por inacção.
    Cumprimentos
    Paulabernardo

    • Mafalda Galamas

      January 13, 01 2019 08:21:48

      Boa noite Paula,
      Agradeço o seu contacto.
      Para informações sobre o curso terá mesmo de ligar para a Magestil ou consultar este site (pois não passa por mim):
      http://www.escolamodalisboa.eu/course_categories/98133e75
      Pessoalmente, acho que pode ser sempre um bom ponto de partida. Não há nada como obter formação primeiro 😉
      Desejo-lhe muita sorte =)

Deixe uma resposta