COZINHAS: Rústicas mas com muito ESTILO

0 Gostou

Já lá vai o tempo em que ‘cozinha’ era (apenas) sinónimo de fogão, panos, ou loiça para lavar. Hoje são divisões cheias de alma e que nos dão grandes lições de decoração. Vejam OITO PROJETOS de estilo rústico que são uma verdadeira inspiração!

É quase impossível falar em rústico sem falar em madeira. Este material nobre está quase sempre presente nas decorações em ambientes campestres, e no caso concreto da imagem de destaque, através do chão, da mesa e do escadote. Na imagem podemos perceber que a simplicidade dos materiais foi uma opção consciente e que em alguns objetos até, a reutilização foi tida em conta – como é o caso do abajur pendurado por cima da mesa, feito de tiras de cartão reaproveitadas de caixas velhas ou envelopes. Sem dúvida uma peça cheia de personalidade mas que não retira a imponência da mesa de madeira, a peça mais dominante da divisão, e da qual destaco os pequenos apontamentos de criatividade em forma de quadrados espalhados pelo tampo. Os toques de design nesta cozinha estão sobretudo presentes nas cadeiras brancas e nos utensílios em cima da mesa. Detalhes que fazem toda a diferença e nos trazem de volta ao século XXI.

cozinhasrusticas3

Neste projeto com assinatura das designers espanholas Elina Vila e Agnès Blach, a rusticidade é conseguida pelas características arquitetónicas, como o chão ou as paredes em pedra. O facto de os proprietários terem mantido os traços originais da casa, como um pé direito alto ou a enorme janela , ligeiramente subida, também ajuda à sensação de se tratar de uma habitação fora da cidade, mais perto do campo. Porém, este é um exemplo perfeito de como o rústico e o contemporâneo ligam bem, quando bem conjugados, naturalmente. As linhas direitas – quase minimalistas – dos armários, bem como, todo o revestimento em inox, o exaustor ou candeeiros são paradigmas óbvios de modernidade e funcionalidade.

cozinhasrusticas4

Não há dúvida de que são os detalhes que fazem a diferença. A remodelação desta cozinha,  numa casa em Formentera, Espanha, volta a dar ênfase à simplicidade dos materiais. A funcionalidade do espaço foi marcada com poucos elementos, os utensílios e eletrodomésticos que existem querem-se úteis e imprescindíveis. Mas o que marca a diferença e confere maior personalidade à cozinha é, quanto a mim, o “peixe artístico” colocado na parede que para além de preencher a função estética mostra, igualmente, grande utilidade ao servir para pendurar utensílios de cozinha.

cozinhasrusticas5

Aqui está uma cozinha que podia perfeitamente ser da minha, ou da sua avó. Graças ao pavimento hidráulico, com formas geométricas, tão familiar em terras lusas… É a primeira coisa a saltar-me à vista. Porém, e apesar de extremamente marcante, esta divisão está repleta de elementos dominantes. O design das cadeiras e candeeiros, que se conjugam entre si, a mesa tosca ou parede envidraçada com caixilhos pretos aos quadrados, são apenas alguns exemplos.

cozinhasrusticas6

Tenho visitado alguns espaços com esta envolvência, é certo, mas quase todos são restaurantes, discotecas ou hotéis. Agora, já imaginaram chegar a casa ao final do dia e preparar o jantar numa cozinha destas? Tenho um fraquinho por paredes em pedra e luzes indiretas e só isto já foi suficiente para me cativar…mas claro que se a isto somarmos os três degraus que dão acesso a um ‘fabulástico’ terraço onde podemos degustar o melhor menu ao ar livre…então Isto é caso para dizer QUERO IR VIVER PARA UMA GRUTA!!!

cozinhasrusticas7

Estou confusa. Confesso que fiquei baralhada se esta cozinha pende mais para o rústico ou para o moderno… a profusão de elementos tão distintos quase que permite duas leituras diferentes. Os grandes barrotes e vigas de madeira juntamente com a parede de pedra remetem-nos para o rural. Por outro lado, o piso, os armários e bancadas e outros objetos decorativos, como o candeeiro em esfera, não poderiam ser mais contemporâneos. Gosto desta imagem não pelo seu todo, pelo conjunto, mas sim porque se olharmos com atenção para cada detalhe, isoladamente, encontramos pormenores riquíssimos: a lareira de canto; a cuba de pedra para lavar a loiça ou o forno embutido na parede (ao fundo) que permite fazer pão quente, daquele que só na aldeia encontramos…são algumas singularidades que não podem deixar de ser destacadas.

cozinhasrusticas2

Uma cozinha na cave. pode parecer claustrofóbico, mas a leveza com que o projeto foi idealizado deita por terra esta ideia. O “spot” é rústico mas, uma vez mais, deparamo-nos com o contraste entre o velho e o novo. Uma base antiga que suporta a irreverencia de tudo o que é mais recente. Mais uma cuba em pedra, com vista para a ilha retangular composta por armários brancos com uma bancada em inox, que tornam esta cozinha ultra funcional e higiénica. Por sua vez, as cadeiras de linhas minimais com assinaturas (literalmente) convidam à informalidade menos presente nos restantes elementos.

cozinhasrusticas8

Não poderíamos terminar sem mais uma parede de pedra, ou um bloco de armários em madeira… Os elementos rústicos por excelência. Mais uma cozinha funcional, com armários grandes e uma bancada em pedra que faz a ligação aos mosaicos do chão. Os eletrodomésticos são de ultima geração, como o frigorifico XXL, ou o forno ou o micro-ondas embutidos na parede,. Aqui está um bom ponto de partida para receber os amigos!

Créditos: thisispaper; minim; pinterest, thinkdecor, design-crisis

SE GOSTARAM DESTE ARTIGO, LEIAM TAMBÉM: ‘Armários transformados em escritórios’

Acompanhem o blogue também pelo facebook, instagram e pinterest.

4 Comments

  • luciana

    July 15, 07 2013 12:00:00

    adoro ambientes rusticos

  • Cássia Maria Freire

    July 24, 07 2013 12:00:00

    Realmente espetacular a combinação de materiais, muros com pedras e principalmente a gruta amei!!!

  • Candida Boto Boto

    August 29, 08 2013 12:00:00

    Bem meu estilo….adorei!

  • Decoralista

    January 22, 01 2016 08:33:38

    =)

Deixe uma resposta