Como é que os ‘’bem sucedidos’’ conseguem fazer tudo

0 Gostou

O início de cada ano é, também, por excelência, uma altura para redefinir objetivos, prioridades e novos desafios. Mas manter o foco durante 365 dias não é tarefa fácil… Mais, a produtividade pode ser uma habilidade nem sempre fácil de dominar, e já se sabe que a procrastinação não é amiga de ninguém…Pelo contrário, pode mesmo ser perigosa. E não falo de dias menos bons mas dos casos em que alguém luta diariamente para pôr o cérebro a funcionar convenientemente.

Foi nesta sequência que Amy Lewis, colaboradora do site britânico Byrdie, (uma plataforma dedicada à beleza e bem estar), reuniu alguns pontos comuns entre as pessoas de sucesso – já que no seio deste grupo restrito de pessoas parece haver tempo para tudo!!

VER A ‘’FOTOGRAFIA’’ TODA

Ter objetivos é determinante para nos levantarmos da cama. Mas observá-los de forma mais ampla pode ajudar-nos a lembrar, diariamente, porque estamos a fazer o que estamos a fazer… Manter esta imagem em mente ajuda a manter a motivação mesmo no desempenho das tarefas mais pequenas e, aparentemente, inúteis. Para Thea Green, fundadora das empresas NailsInc e INCredible, observar a fotografia no seu todo, significa, por exemplo, expandir o seu negócio para manter os clientes satisfeitos enquanto também pode passar o tempo com sua família. E para vocês, o que significa?

PLANEAR CADA DIA

Este ponto é especialmente importante para não cairmos na tentação de vaguearmos à mínima coisa. Para Chloe Watts, fundador da Chloe Digital: “Há sempre imenso para fazer na execução de um negócio, e há que otimizar os melhores momentos para alavancar a empresa. Sem planear ou definir prioridades estamos condenados a perder tempo que poderia ir a ser precioso para outras tarefas. Eu coloco absolutamente tudo na minha agenda – até chego mesmo a agendar tempo para pensar em ideias com mais detalhe. Manter uma equipa ’chata’ também é bom porque permite-me estar focado e presente o dia inteiro.”

ABRAÇAR PRAZOS APERTADOS

De acordo com Joan Murphy, fundadora dos estúdios de fitness FRAME, fazer tudo em prazos apertados é quando se trabalha melhor. “Para mim, os prazos curtos ajudam a concentrar-me em cada um dos trabalhos. É, ainda, importante cada pessoa perceber qual o momento em que trabalha melhor. Eu, por exemplo, funciono bem entre as 7h e as 11h da manhã, logo concentro tudo o que exige concentração ao início do dia – mas sei que isto não é para todos. Manter uma boa alimentação, respirar ar fresco e fazer exercício físico também ajuda. Afinal, para tomar decisões precisamos de mentes claras!”.

PRIORIZAR COM REGULARIDADE

Algumas pessoas funcionam melhor ao concentrarem-se numa tarefa de cada vez, seguindo, uma ordem lógica e cronológica. Porém, esta fórmula pode ser uma via direta para a procrastinação entre as pessoas com períodos curtos de concentração. Para as pessoas que gostam de se manter sempre em movimento, a abordagem de Alyson Hogg, fundadora e CEO da Vita Liberata, pode ser interessante. “Estou permanentemente atenta e aberta a ideias e pedidos novos que possam surgir, o que significa que estou constantemente a redefinir a minha lista de prioridades, dia a dia e em qualquer hora – o que faz de mim uma pessoa mais produtiva quando sou flexível.” Sei que esta é uma abordagem que não agrada muito as pessoas que não gostam de mudanças. Em termos práticos costumo fazer as tarefas mais fáceis primeiro; enquanto penso nos problemas mais profundos em segundo plano, dando-lhes tempo de estarem resolvidos quando ‘chegar’ até eles.”

imagem: https://fromupnorth.com

Acompanhem o blogue também pelo facebookinstagram e pinterest.

Deixe uma resposta