Boa noite e bons livros

0 Gostou

Ler antes de adormecer é uma rotina praticada por milhões de pessoas em todo o mundo. Mas se fazem parte daquelas que ainda não têm este hábito se calhar está na altura de pensarem em remodelar a cabeceira da cama… E, para isso, que tal a sugestão de hoje, que retrata um casamento perfeito entre a leitura e a dormida? Um ‘dois em um’ onde beleza e funcionalidade estão lado a lado. Com a vantagem de nem sequer necessitar de se preocupar com marcadores pois basta deixar o livro aberto até à noite seguinte. (Isto, claro, se não quiser abrir a janela do quarto sob pena de correr o risco de fazer uma corrente de ar.)

Há quem diga que ler deve ser um hábito incutido desde cedo não apenas pela questão da memória ou por estimular a criatividade e imaginação dos mais novos mas também por ajuda-los em termos linguísticos e na coordenação motora (com o manuseio do livro e respetivas páginas). É ainda uma boa forma de aprendizagem graças à (mais fácil) assimilação de conteúdos e informações.

Claro que para obter todos estes efeitos a leitura deve ser praticada em ambiente calmo, tranquilo, e pausado. Mas por favor, não esperem o sono chegar para se lembrarem de abrir um livro.

Porém, e como em tudo, há sempre o reverso da medalha… É que também há quem acredite que ler, imediatamente antes de dormir, pode causar problemas de sono… What? Está bem, eu repito – mas agora com a frase completa – Ler através de um aparelho electrónico, imediatamente antes de dormir, pode causar problemas de sono e parece que os adolescentes são particularmente suscetíveis ao problema. Esta é, pelo menos, a conclusão é da autoria dos investigadores do Centro de Pesquisa de Iluminação (LRC) em Rensselaer Polytechnic Institute, EUA, num estudo, referenciado pelo Daily Mail, que refere que os monitores causam a supressão de melatonina, substância que ‘controla’ o nosso relógio biológico, acabando por interromper o sono.

Eu prefiro não pagar para ver e continuar a ler pelo método tradicional, até porque adoro o cheiro dos livros e sou daquelas que defende que o ‘papel’ jamais vai desaparecer.

Créditos: www.pinterest.com

SE GOSTARAM DESTE ARTIGO, LEIAM TAMBÉM: ‘Armários transformados em escritórios’

Acompanhem o blogue também pelo facebook, instagram e pinterest.

2 Comments

  • Paula Isabel Vasconcelos

    March 03, 03 2015 12:00:00

    Essa rotina faz parte da minha vida desde que me lembro de ser gente, ou de saber ler, claro. E tal como a Mafalda, adoro o cheiro dos livros! E não, para mim nada de aparelhos electrónicos, ok? O seu blog é muito bom, já tinha dito? então digo agora, fiquei fã! 🙂

  • O Meu Pe Direito/Decoralista

    March 04, 03 2015 12:00:00

    Não Paula, ainda não me tinha dito!! Mas pode repetir sempre que quiser 🙂 eheheheh Muito obrigada pelo seu feedback. É bom saber que escrevemos para alguém que nos aprecia. beijinho e obrigada***

Deixe uma resposta