A ‘sua’ decoração é ecológica? Check here!

Se é para ser amigo do ambiente que seja em tudo. E como o exemplo deve vir de casa… vamos lá pensar em soluções ecológicas. Afinal é tão simples, basta adaptarmo-nos a pequenos gestos e opções que não comprometam a decoração da nossa casa.

Vamos lá começar pela base: O chão. Devem escolher materiais naturais e renováveis: pedra, betão polido, linóleo, madeira reciclada, cortiça, bambu, azulejos de vidro reciclado…

Utilizem estores, sobretudo de materiais naturais. São um forte aliado no que respeita a proteger dos raios solares, tornando o ar mais fresco, diminuindo, assim, o consumo de ar condicionado nos meses de calor.

Aprendam a escolher (bem) as tintas. Na hora de pintar a casa não são só os tons que interessam. As tintas ecológicas são biodegradáveis, muitas vezes recicladas e menos tóxicas. Ao contrário das tradicionais que contem um elevado grau de químicos.

Antes de gastarem um balúrdio em mobiliário novo, equacionem se o ‘velho’ não terá estrutura para uma nova oportunidade? Muitas vezes, pintados de outra cor, com outros puxadores ou forrados a tecido e sem as portas ou os ‘pés’… parecerão outros. O vintage nunca esteve tanto na moda!

Se não é o caso e têm mesmo de comprar um novo garanta, pelo menos, que  a nova mobília é produzida à base de material reciclado ou amigo do ambiente e não material como o o PVC ou o contraplacado que contém uma substância nociva, o formaldeído. O plástico reciclado pode muitas vezes, revelar-se uma boa opção.

Decorem a casa com flores secas, além de darem cor e frescura também ajudam a filtrar o ar.

Vamos aos têxteis. Os tapetes feitos de lã ou algodão, no fundo fibras naturais, são sempre preferíveis. Tal como os tapetes de materiais reciclados como o sisal. Os lençóis de algodão ou linho orgânico também são especialmente bons por reduzirem o risco de alergias.

Quanto aos objetos e acessórios de decoração ‘amigos do ambiente’ são mesmo os mais fáceis de encontrar! Hoje em dia podemos encontrar obras feitas a partir de pneus reciclados, bambus, cortiça e tantos outros…a imaginação é o limite.

Se tiverem a sorte de ter um jardim já agora não se esqueçam de algumas boas práticas: como regar nas horas de menor calor ou plantar algumas árvores extra.

Acompanhem o blogue também pelo facebook, instagram e pinterest

Leave a Reply