Back to the Office

O post de hoje é especialmente dedicado a todos aqueles, (e são cada vez mais), que trabalham em casa. A criatividade dos portugueses está em alta e a prova disso são os inúmeros negócios que ganham forma diariamente, combatendo todas as adversidades, ou as centenas de páginas de facebook que nascem a promover os dotes artísticos dos autores, da moda à culinária, da decoração ao design. Uma coisa é certa, quaisquer que sejam as áreas de atuação, todas têm um denominador comum: a necessidade de um espaço bem organizado e planeado para que as (boas) ideias floresçam sem ruídos, entraves ou limites.
Vi esta imagem e parei por uns segundos. Tem muito a ver comigo. Ok, pronto, menos o espelho na parede que trocava por outro sem hesitar (!). No resto, das cores à simplicidade, dos pormenores ao toque feminino, estamos em sintonia. Vejam tudo nas 15 fotos que juntei para que possam apreciar detalhadamente. Sigam este ‘office tour’ enquanto, à mistura, lembraremos algumas boas práticas a adotar nesta divisão, que é tão importante quanto as outras!
Logo à entrada… Não pode faltar: um aroma m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o. Daqueles que convida a ficar e não a regressar para a cama. Isso e boa música, claro.
O beabá são: a secretária, a cadeira e o computador. A primeira, em branco, de linhas direitas e sem grande ‘espetacularidade’, dando espaço, no fundo, ao resto para brilhar. O computador deverá ficar o mais perto possível da fonte de luz natural (mas num local que não cause reflexos), ou então, a iluminação artificial deverá ser detalhadamente pensada.
A cadeira ou o tapete são sem dúvida os elementos mais ‘tchan’, e que tornam o ambiente mais acolhedor. Além disso, revelam um pouco de quem ali trabalha. Alguns detalhes na secretária que a tornem mais pessoal e menos formal e formatada são, igualmente, recomendados. Afinal, já pensaram o que é passar o dia a olhar para coisas frias, enfadonhas e sem graça? Boring…
Sejam quais forem as mobílias e os pormenores selecionados, não se esqueçam de que o principal é estar bem organizado, planeado e confortável. E a este respeito não posso deixar de destacar o detalhe dos frasquinhos com tudo aquilo que é mais utilizado, na imagem seguinte. Um armário ou umas simples prateleiras são, igualmente indispensáveis para arquivar dossiers ou caixas com papeladas.
Paredes com apontamentos decorativos criativos também ajudam a um ambiente menos cáustico e rígido. Além disso um escritório ou atelier confortável também transmite uma imagem de segurança. Aqui fica uma sugestão bem divertida…
Além dos espelhos e quadros, podem aplicar na parede um placard em cortiça, ráfia ou outro material, desde que sirva para afixar notas, fotografias e tudo o que a lembre das tarefas mais importantes. Papeis soltos é que não, raramente dão bom resultado. Os caixotes também podem ser uma boa solução impedindo que os materiais se amontoem ou fiquem desordeiramente arrumados.
Se o espaço permitir e a natureza do negócio o exigir será adequado pensarem numa mesa de reuniões onde possam receber clientes ou parceiros com a máxima credibilidade e profissionalismo. O importante é que respeitem as linhas da restante decoração e que os coloquem, preferencialmente, em recantos, isto é, longe de locais de passagens para que não corram o risco de uma interrupção a meio da reunião.
Nunca descurem os pormenores, as plantas e flores dão sempre um toque fresco e elegante.
Imagens: via pinterest.
Acompanhem o blogue também pelo facebook, instagram e pinterest.
1 Comment
Cammie
May 03, 05 2016 07:45:21I’m shcekod that I found this info so easily.