5 Saladas Asiáticas

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O Verão está porta e as refeições leves são um elemento incontornável na procura de uma alimentação saudável. Este foi o mote para falarmos com o Vasco Archer de Carvalho, nutricionista do Holmes Place da 5 de Outubro, e o resultado foram cinco (ouviram bem, 5!!!) fabulosas  receitas de saladas asiáticas. Uma para cada dia da semana. Vamos “ouvi-lo”?

As saladas têm cada vez mais adeptos. São saudáveis e nutritivas, além do mais garantem praticidade, sendo preparadas e eventualmente transportadas de forma conveniente e rápida. As saladas são ricas em fibras e estas têm uma relação direta com o bom funcionamento do sistema digestivo, sendo também boas fontes de vitaminas e sais minerais, importantes micronutrientes para o normal funcionamento do nosso corpo.

O elevado conteúdo em água torna as saladas uma boa forma de complementar a hidratação no nosso organismo. Uma forma de otimizar as saladas é optar por vegetais da época, pois são mais em conta. Prefira vegetais frescos em detrimento dos congelados sendo que desta forma irá garantir uma melhor qualidade nutricional. Procure folhas inteiras, sem manchas, e garanta uma boa limpeza das mesmas antes de consumir.

É sempre preferível preparar as saladas perto do momento que irão ser consumidas de forma a preservar ao máximo as suas caraterísticas, no entanto, quando tal não é possível, opte pelo menos, por temperar ao momento. Atenção, apenas, à quantidade de óleos e azeite (que apesar de saudável) são altamente calóricos. Tenha também especial atenção aos molhos de maionese e queijos, opte por soluções menos ricas em gordura como os molhos à base de iogurte, mostarda e citrinos.

As saladas são uma excelente opção, esteja, ou não, de dieta. Use a sua criatividade e inove nos ingredientes.

SALADA DE ABACATE E CAMARÃO COM MOLHO MISO

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Imagem: http://www.lepassevite.com

INGREDIENTES

Para a salada

Porções: 4

– 1 colher de chá de alho picado;

– 500 gramas de camarão sem cauda;

– 1 colher de chá de azeite;

– ½ colher de chá de picante em pó;

– ¼ colher de chá de pimenta-caiena;

– 1½ chávenas de abacate fatiado (2 pequenos);

– 4 chávenas de espinafre cortados fino;

– Coentros picados;

– Amendoins

Para o molho

– 2 cm de gengibre descascado;

– 3 colheres de sopa de azeite;

– 3 colheres de sopa de sumo de lima;

– 2 colheres de sopa de mel;

-1½ colher de sopa de miso (tipo pasta – pode ser comprado em lojas de alimentação saudável);

– ½ colher de chá de alho picado;

– ¼ colher de chá de sal.

Preparação

1. Aquecer o azeite numa frigideira em lume médio e adicionar os camarões e o alho. Polvilhar com a pimenta caiena e o picante em pó. Deixar os camarões ganharem cor.

2. Cortar os abacates, descascar e cortar a courgete, e preparar o espinafre. Juntar tudo numa taça juntamente com os camarões.

3. Colocar todos os ingredientes do molho num liquidificador até homogeneizar. Colocar o molho sobre a salada e servir de imediato. Coloque os coentros e os amendoins por cima.

SALADA DE FRANGO THAI COM MOLHO DE LIMA E ALHO

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Imagem: http://pratos-e-travessas.blogspot.pt

INGREDIENTES

Porções: 4 – 6

Para o molho de alho e lima

– ½ chávena de azeite;

– ¼ chávena de vinagre de vinho branco;

– Sumo de duas limas;

– 2 colheres de sopa de água;

– 1 colher de sopa de mel;

– 2 dentes de alho;

– 1 chávena de ervas frescas (hortelã, coentros, salsa);

– ½ colher de sopa de sal.

Para a salada

– Azeite

– 3 dentes de alho picados;

– 800 gramas de frango;

– 4 chávenas de espinafres;

– 4 cenouras grandes descascadas;

– 2 chávenas de feijão de soja cozido;

– ¾ chávena de caju;

Preparação

1. Molho: Juntar todos os ingredientes com exceção das ervas frescas, para um liquidificador. Adicionar as ervas frescas bem ficadas. Juntar o sal.

2. Frango: Aquecer o azeite num frigideira em lume médio, juntar o alho e o frango e o sal quanto baste. Cortar o frango em tiras.

3. Vegetais: bem picados (cenoura, espinafres), pode utilizar o liquidificar mas por pouco tempo para não formar pasta.

4. Servir: Juntar os vegetais cortados, o caju, o feijão de soja, o frango às tiras e o molho numa taça.

SALADA DE FRANGO VIETNAMITA COM NOODLES DE ARROZ

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INGREDIENTES

Porções: 4 – 6

Para o molho

– 1 Jalapeño;

– 4 dentes de alho;

– 2 colheres de sopa de vinagre de arroz;

– 2 colheres de sopa de mel;

– 4 colheres de sopa de caldo de peixe;

– 6 colheres de sopa de sumo de lima;

– 6 colheres de sopa de azeite.

Para a salada

– 800 gramas de frango;

– 200 gramas de noodles de arroz;

– 4 cenouras grandes descascadas;

– 8 folhas verdes de repolho;

– 1 mão cheia de cada um – coentros, hortelã.

Preparação

1. Molho: Cortar finamente o jalapeño e reserve. Colocar todos os outros ingredientes no liquidificador. Juntar o jalapenõ bem picado.

2. Frango: Aquecer água numa panela. Quando começar a ferver juntar o frango, desligar o lume e cobrir com uma tampa apertada. Deixar o frango cozer por 25-30 min.

3. Noodles: Demolhar os noodles numa taça com água fria durante 15 min. Aquecer uma pequena quantidade do molho numa frigideira em lume médio. Adicionar os noodles sem a água e saltear por 5 min.

4. Vegetais: Cortar as cenouras aos bocaods e colocar no liquidificador, picar até ficar fina. Cortar o repolho e picar os coentros e a hortelã.

5. Montagem: Juntar o frango, os noodles, os vegetais e o restante molho. Servir imediatamente.

 

SALADA THAI COM MOLHO DE SÉSAMO E ALHO

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Imagem: pinch of yum

INGREDIENTES

Porções: 6

Para o molho

– ⅓ chávena de azeite;

– 3 dentes de alho descascados;

– 3 colheres de sopa de molho de soja;

– 2 colheres de sopa de água;

– 2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco;

– 2 colheres de sopa de mel;

– 1 colher de sopa de óleo de amendoim;

– 1 colher de sopa de gengibre bem picado;

– Sumo de lima.

Para a salada

– 500 gramas de feijão de soja cozido.

– 5-6 chávenas de espinafres;

– 3 cenouras grandes descascadas;

– 2 pimentos (1 vermelho, 1 amarelo);

– 1 chávena de coentros;

– ¾ chávena de cajú.

Preparação

1. Colocar todos os ingredientes do molho para um liquidificador até homogeneizar.

2. Cortar os espinafres, cenoura, pimentos, coentros.

3. Colocar os feijões de sopa no liquidificador e até obter uma textura picada. Transferir para uma taça e repetir o processo com os cajús. Juntar o espinafre, as cenouras, os pimentos e os coentros até bem misturados e adicionar o molho. Servir de imediato.

 

SALADA DE FRANGO SPICY COM AMENDOINS E NOODLES

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Imagem: http://misha64.tumblr.com/

INGREDIENTES

Porções: 8-10

– 800 gramas de frango;

– 1 pimento de cada (1 vermelho, 1 amarelo e 1 verde);

– 250 gramas de noodles;

– Coentros ou manjericão.

Para o molho “spicy” de amendoins:

– 5 colheres de sopa de manteiga de amendoim;

– 5 colheres de sopa de água;

– 5 colheres de sopa de molho de soja;

– 2 colheres de sopa de óleo de sésamo;

– 2 colheres de sopa de mel;

– 1 colher de sopa de vinagre de vinho branco;

– 1 colher de chá de alho bem picado;

– ½ chávena de amendoins.

Preparação

1. Frango: Aquecer água numa panela. Quando começar a ferver juntar o frango, desligar o lume e cobrir com uma tampa apertada. Deixar o frango cozer por 25-30 min.

2. Quando o frango arrefecer, desfazer com as mãos e reservar. Entretanto corte os pimentos.

3. Colocar todos os ingredientes do molho no liquidificador, junte os amendoins somente no fim para poder controlar o quão cremoso quer o molho.

4. Cozinhar os noodle de acordo com o que vem na embalagem. Escorrer e juntar o frango, os vegetais, coentros e o molho “spicy”. Servir quente ou frio.

Referência:

http://pinchofyum.com. Acedido a 22 de Abril de 2016.

Vasco Archer de Carvalho, do Holmes Place da 5 Outubro.

Crédito da imagem de destaque: https://www.donnahay.com.au

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