5 Alimentos para combater o cansaço

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Todos necessitamos, diariamente, de um período de descanso que permite recuperar e acumular energia para o dia seguinte. Contudo, é cada vez mais frequente uma noite de sono não ser  suficiente para recuperar as forças, refletindo-se numa falta de energia generalizada, à qual  chamamos cansaço ou fadiga.

O cansaço e a fadiga tanto podem ser físicos como mentais. O cansaço físico está amplamente presente na vida de todos. Fica, porém, particularmente notável durante exercício físico pesado, revelando-se nas dores musculares. Já o cansaço mental costuma manifestar-se com sonolência, falhas de memória, dificuldade de concentração, sono não reparador, ansiedade e stress.

Na base deste cansaço permanente pode estar um estilo de vida pouco saudável, caracterizado por maus hábitos alimentares, excesso de álcool e tabaco, paralelamente a uma quase inexistente prática de exercício físico, que origina importantes carências nutricionais.

No entanto, o bom funcionamento cerebral e muscular depende de uma utilização adequada de energia dentro da célula. Para isso, os alimentos do complexo B e o magnésio são fundamentais para incluir na sua dieta. As vitaminas B1, B2 e B3 estão relacionadas de uma forma direta com a transformação da glicose dos alimentos em energia, que torna as células funcionais. Já o magnésio, considerado dos elementos minerais mais fundamentais ao organismo, é de extrema importância na contração e relaxamento muscular, no funcionamento de enzimas do organismo, na produção de proteínas e no transporte de energia.

Assim sendo, alimentos ricos nestes micronutrientes podem ajudar a combater

tanto o cansaço físico como psicológico, como acontece com estes cinco alimentos – verdadeiros concentrados de energia:

ABACATE Melhora a função cerebral e auxilia no relaxamento muscular porque, para além das gorduras boas, é rico em triptofano e magnésio.

BANANA Reduz a ansiedade e relaxa com a ajuda da vitamina B6, potássio, magnésio e triptofano.

AVEIA Rica em vitaminas do complexo B, melhora a função cerebral e fornece energia.

ESPINAFRE Melhora o funcionamento do sistema nervoso devido à presença de potássio, magnésio, vitaminas A, C e do complexo B.

CHIA E LINHAÇA Ricas em magnésio e Ómega 3, agem como relaxante muscular e estimulantes da função cerebral.

Autoria de Cláudia Pestana – Nutritionist Trainee do Holmes Place Miraflores.

Créditos da imagem: Dawie Verwey

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