12 ideias para renovar a casa de um dia para o outro

0 Gostou

Modificar a decoração não é, necessariamente, sinónimo de mudar de casa. Longe vão os tempos em que este era o único motivo justificável para alterar tudo aquilo que nos apetecesse no nosso próprio apartamento. Felizmente, hoje, as lojas e opções de artigos decorativos são imensos e, muitas vezes, sem custos assustadores. Se estão cansados do que vos rodeia, querem fazer um refresh e só precisam de ideias… este artigo é mesmo para vocês!

1.Comecem por alterar a disposição dos móveis. O sofá tem mesmo de ficar na naquela parede? E a comoda, não pode estar de frente para o cadeirão? De certeza que a  televisão pode ficar assente noutro móvel ou até aplicada na parede. Comecem por aqui! Este passo básico não implica custos e pode ser o ponto de partida para as restantes alterações.

2. Substituam os abajures dos candeeiros. Mantenham as bases dos mesmos, mas mudem-lhes a parte de cima. Com outras cores ou padrões, parecerá que compraram candeeiros novos.

3. Mudem de cabeceira da cama. Se não estiver nos vossos planos mandar fazer uma nova ou estofar novamente a que já têm, experimentem esticar por cima da cabeceira um tecido giro ou até aquela manta especial.

4. Também as capas de almofadas podem facilmente ser trocadas. Sejam as do quarto, sala ou outra divisão… tarefa mais fácil é impossível.

5. Sofás. São daquelas peças de mobiliário que, se forem das boas, podem durar uma vida. Mas, por favor, tantos anos com os mesmos tecidos, cores e padrões, ninguém merece! Não desesperem, cubram o sofá com uma capa amovível. É a solução mais eficaz e imediata para soluções que não se pretendem definitivas.

6. Substituam os puxadores dos armários: roupeiros, comodas, armários de cozinha ou da casa de banho…Podem acreditar que um detalhe destes faz toda a diferença.

7. Já experimentaram trocar os cortinados com os da sala e vice-versa? Claro que o melhor mesmo é mandar fazer novos – aí sim – passarão a olhar para algo totalmente novo! Mas se tal for impossível, muitas vezes, alterá-los de divisão (paralelamente com outros detalhes) é o suficiente para parecer que estão numa divisão nova.

8. Recorram aos stencils, aplicando algum divertido numa parede monótona. A ideia já aqui foi sugerida (podem relembrar aqui). Por alternativa podem aplicá-lo num móvel, na porta do frigorífico, num biombo…a imaginação não tem limites.

9. Substituam as fotografias das molduras por outras mais recentes. Se forem divertidas e com pessoas a rir, melhor, é bom feng shui! E porque não dedicarem uma parede inteira às molduras?

10. Espalhem algumas jarras com flores em sítios que jamais se lembrariam. Um aroma agradável e inesperado, é sempre delicioso.

11. Por falar em aromas…as velas, claro. Obrigatórias! Não apenas pelo odor maravilhoso que deitam mas também pelo belo resultado estético que provocam quando agrupadas, mesmo que de tamanhos, formatos e cores diferentes. É o verdadeiro ‘dois em um’. Experimentem.

12. Estamos no verão, precisam mesmo dos tapetes e carpetes antigas e pesadas? Retirem-nas, guardem-nas durante os meses de calor e voltem a colocá-las quando o mau tempo regressar.

Acompanhem o blogue também pelo facebook, instagram e pinterest.

Deixe uma resposta