10 Truques para a vossa casa parecer maior

0 Gostou

Nem sempre temos a habitação com que sonhamos. Ou, pelo menos, com as áreas de que gostaríamos. Divisões pequenas, com pouca luz, paredes escuras ou tetos baixos são, contudo, algumas das imperfeições a que podemos dar a volta. (Boas) Ideias não faltam e nem todas implicam gastar rios de dinheiro. Dez estão aqui reunidas. Posso dizer-vos que algumas resultaram na minha casa. Por que não experimentarem na vossa?

 Prefirir as cores claras

Selecionar a cor de base de uma casa é talvez uma das escolhas mais importantes num processo decorativo. Optar pelos tons claros em paredes e tetos (como na imagem de destaque) é ter garantida a sensação de amplitude e luminosidade desse espaço. Brancos, beiges ou pasteis são sempre uma aposta ganha se o seu objetivo for criar a ilusão de uma divisão maior.

Construir mezaninos

Se tiver um pé direito alto a melhor forma de rentabilizar o espaço é construir um género de ‘novo andar’ dentro da divisão. Algo que tenha acesso por meio de escadas e onde poderá simular uma divisão totalmente diferente se.

JTRUQUESmezanine

Arriscar nas riscas

É sabido que as linhas dão a noção de maior comprimento. É assim na moda e na decoração não difere: papeis de parede ou tapetes com riscas alongam as divisões. E se o maior problema for o teto baixo, o ideal é apostarem num papel com linhas verticais.

CTRUQUESRiscas

Garantir a homogeneidade

Outro dos truques frequentemente utilizado para criar a ilusão de que os espaços são maiores é manter as mesmas opções nas várias áreas. Observarmos o mesmo tipo de chão ou cor da parede à medida que vamos entrando e saindo das divisões confere continuidade à habitação. Caso contrário, a casa parecerá dividida e desintegrada, destacando (ainda mais) as pequenas dimensões.

DTRUQUEScontinuidade

Usufruir das janelas

Há poucas coisas que provocam um efeito tão eficaz na ampliação de um espaço como a claridade vinda de uma janela. Se tiverem divisões contiguas a varandas tirem partido disso. Mas se por outro lado, sofrerem de falta de luz natural, não se preocupem, opte por um bom projeto de iluminação com lampadas estrategimente colocadas.

ETRUQUESjanelas

Usar e abuseardos espelhos

São o velho truque para dar a sensação imediata de amplitude. Refletem a luz e criam o efeito de ‘infinito’. Sejam ousadas, comprem espelhos grandes ou coloquem mais do que um na mesma parede, de diversos formatos e tamanhos.

FTRUQUESEspelhos

Tirar partido dos nichos

Os nichos são reentrâncias construídas nas paredes e que se assemelham a prateleiras ou armários. Podem ser grandes ou pequenos e a sua função é muito versátil: servir para colocar os mais variados objetos decorativos, embutir televisões, livros, etc.

BTRUQUESnichos

Invistir em móveis baixos…

Ou suspensos! Ao contrário dos de grandes dimensões, os móveis baixos não ocupam toda a parede dando a sensação de maior leveza ao espaço. Se optarem pelos suspensos saibam que outra das vantagens é guardar o mesmo número de objetos que os móveis baixos com a mais valia de não atrapalhar a área de circulação.

GTRUQUESarmariosbaixos

TRQUESMoveisSuspensos interior idcom

Pregar a televisão à parede

Felizmente as televisões são daquelas peças que têm vindo a tirar o máximo partido da evolução tecnológica. Estão cada vez mais finas e hoje já só ocupam o espaço de um quadro ou de um espelho. Mantêm a sua funcionalidade e, tal como os móveis baixos, não interferem no espaço destinado à circulação.

HTRUQUEStvparede

Comprar peças multifuncionais

São sempre uma aposta segura porque além de servirem para decorar apresentam uma funcionalidade extra. Bancos e banquetas são um bom exemplo de peças versáteis.

Créditos: http://www.mariabarroshome.com/pt/home; www.pinterest.com; http://perkygurl.tumblr.com; http//:houzz.com; www.apartmenttherapy.com; www.dreamrooms.tumblr.com.

SE GOSTARAM DESTE ARTIGO, LEIAM TAMBÉM: ‘Como decorar com espelhos’

Acompanhem o blogue também pelo facebook, instagram e pinterest.

9 Comments

  • Ceu Sampaio

    February 09, 02 2014 12:00:00

    adoro estas dicas….fazem toda a diferença

  • O Meu Pé Direito/Decoralista

    February 27, 02 2014 12:00:00

    Obrigada Céu! De facto, fazem mesmo a diferença smile emoticon

  • Jacqueline Rodrigues Rodrigues

    March 03, 03 2014 12:00:00

    adorei as ideias! vou aplica-las na minha casa pois é pequenina smile emoticon

  • Helena Batista Branco

    March 05, 03 2014 12:00:00

    Muito interessante! Parabéns!!

  • O Meu Pé Direito/Decoralista

    March 12, 03 2014 12:00:00

    Obrigada Helena Branco beijinhos

  • O Meu Pé Direito/Decoralista

    March 12, 03 2014 12:00:00

    Que bom Jacqueline! Pequenina mas com muito estilo!! certo? wink emoticon

  • Janaína Azevedo

    March 20, 03 2014 12:00:00

    Muito bom e útil. Adorei!

  • O Meu Pe Direito/Decoralista

    March 21, 03 2014 12:00:00

    Que bom Janaína! Fico contente, eu também acho que estes pormenores são importantes 😉 Obrigada!

  • manuela

    April 12, 04 2016 09:33:44

    Sugestões absolutamente assertivas!

Deixe uma resposta