10 designers que mudaram o mundo #1 Philippe Starck

0 Gostou

Ser o melhor não deve ser tarefa fácil. Seja em que ramo de atividade for. Neste caso, os melhores não se medem em campeonatos, em número de golos marcados por época, velocidade atingida, estrelas Michelin conquistadas ou quantidade de semanas no top ten list das discográficas. Avaliar arte é difícil, sempre tão sujeita a interpretações e subjetividades, ainda que se esforcem por cumprir critérios de objetividade. Mas a partir do momento em que as criações destes artistas produzem impacto na vida de todos os outros seres, devemos parar para pensar. E agradecer (-lhes). A partir de hoje, e inspirada no artigo da www.homedit.com vou contar-vos um pouco sobre o percurso dos 10 designers que mudaram o mundo. Um de cada vez. Começamos, como não podia deixar de ser, com… Philippe Starck!

Philippe-Starck570

O homem que diz: “Eu gosto de abrir as portas do cérebro humano” nasceu a 18 janeiro de 1949. O que faz dele uma criatura de signo Capricórnio, o que poderá explicar muita coisa… A área de atuação de Philippe Starck é enorme e vai desde o design de interiores às cadeiras ou escovas de dentes eletrónicas. O artista francês produziu peças exclusivas, foi diretor de arte da Pierre Cardin e trabalhou em casas como Disform, Driade, Baleri, XO ou Idée. Em 1979 fundou a sua própria empresa e três anos depois recebeu um honroso convite como reconhecimento pelo seu trabalho: foi convidado para remodelar o apartamento pessoal de François Mitterrand, antigo presidente da República francesa.

Starck é internacionalmente (re)conhecido pelo seu design de linhas e formas contemporâneas, bem como, pela originalidade de materiais. Entre as suas peças mais emblemáticas estão a cadeira Louis Ghost, ou o sofá e poltrona do Bubble Club. Como designer de interiores no seu portefólio estão obras como a Península Hong Kong, em Hong Kong, o Café Costes em Paris e tantos outros lounges, clubes ou restaurantes da moda como o Paradis du Fruit, ilustrado na imagem e que poderá continuar a ver na galeria de imagens., e no qual realço o detalhe das fotografias de crianças nas paredes e das maçãs atingidas por flechas.

Outro projeto pertencente a Philippe Starck, e este bem mais excêntrico, é o Mama Shelter, em Marseille, França. Um hotel que mais parece edificado na País das Maravilhas, onde podemos encontrar surpresas a cada passo que avançamos, tal como na fábula de Lewis Carrol. Toda a atmosfera, detalhes e combinações inesperadas tornam este espaço hoteleiro único e inigualável. Desde as luzes industriais no teto, às mensagens escritas e desenhos em todas as paredes, ao bar de cores alegres e vivas, luzes néon, área de jogo, instrumentos musicais, etc, etc, etc… Tudo é único, fresco e irreverente. Comprovem lá, por estas imagens, se não tenho razão?

Entretanto, e se quiserem saber mais sobre o designer, aqui fica o site oficial: http://www.starck.com

Restaurante Paradis du Fruit

01paradise-du-fruit_PS

03paradise-du-fruit

04paradise-du-fruit

05paradise-du-fruit

06paradise-du-fruit

Cadeira Louis Ghost

SONY DSC

Mama Shelter

01MAMA-shelter

02MAMA-shelter

04MAMA-shelter

05MAMA-shelter

06MAMA-shelter

07MAMA-shelter

08MAMA-shelter

09MAMA-shelter

Créditos das imagens: www.homedit.com; https://www.luluandgeorgia.com; www.pinterest.com.

Acompanhem o blogue também pelo facebook, instagram e Pinterest.

2 comentários

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.